Químicos de São Gonçalo comemoram o Dia do Trabalhador

17 de maio de 2016

Festa São Gonçalo 1

Promovida pelos Sindicatos dos Químicos e Farmacêuticos e Tintas e Vernizes, ambos de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Festa do Trabalhador daquele município levou alegria e descontração ao sítio da Vovó Dada, em Itaboraí, no domingo (15) e contou com a presença de diversos trabalhadores e autoridades públicas, como o ex-ministro do Trabalho, Carlos Dault Brizola (Brizola Neto) e o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira.

Além dos presidentes José Maria Fernandes (químicos e farmacêuticos) e Luís Eduardo Pereira (trabalhadores nas indústrias de tintas e vernizes), participaram do evento Isaac Wallace de Oliveira, presidente da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico, Farmacêutico e Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro); Joadil Júnior, representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Rio, Carlos Antônio de Souza; Aparecida Evaristo, representando o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do RJ, Eusébio Pinto Neto e Marco Antonio Lagos de Vasconcelos, o Marquinhos da Força, representando o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo, Felisberto de Andrade.

Festa São Gonçalo 2016 2O sorteio de brindes animou os associados e seus familiares. Os organizadores contaram com a parceria de entidades como a Ferquimfar, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), Força Sindical RJ e empresas do seguimento, como Akzon Nobel, Ingredion Brasil, Marine Products, GE, P&G e a cooperativa de crédito do setor químico, Cooperfarquim.

Na ocasião, dirigentes sindicais e autoridades comentaram sobre a atual conjuntura política e econômica que o Brasil enfrenta, diante de um governo interino. Destacou-se que a expectativa da maioria da população é que o país volte aos trilhos, com crescimento econômico, embora os desafios continuem os mesmos: recessão, desemprego e o ataque aos direitos previdenciários, sociais, sindicais e trabalhistas.

Segundo as lideranças sindicais, a volta do crescimento econômico só é possível com medidas concretas de valorização do setor produtivo e do mundo do trabalho, gerando emprego, além de respeito aos direitos e uma vida digna para o povo. A proposta, segundo eles, é continuar insistindo nas reivindicações da Pauta Trabalhista.

Com Assessoria de Imprensa Ferquimfar

Foto: Divulgação Ferquimfar