Químicos de Nova Iguaçu fecham Acordo na Henamar Tintas

21 de janeiro de 2015

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (Sindiquímica-NI) acaba de fechar Acordo Coletivo com a empresa Henamar Tintas. O piso salarial agora é R$ 891,00 e os trabalhadores conquistaram 5% de reajuste a cada cinco anos, independentemente do aumento concedido na data base, a título de quinquênio.

O reajuste é de 8%. O presidente do Sinquímica-NI, Sandoval Marques, secretário regional da Força RJ para a Baixada Fluminense, lembra que os trabalhadores da Henamar conquistaram 4% de reajuste, como antecipação, em setembro de 2014. “Portanto, o total é de 12% de aumento”, completou Sandoval.

O líder sindical informou, ainda, que o acordo prevê auxílio funeral e Participação nos Lucros e Resultados. “Caso haja lucro, a primeira parcela será paga em agosto/2015 e a segunda, em março de 2016. Caso não haja lucro, a empresa se comprometeu a pagar um abono de 50% do salário normativo, de uma só vez”, disse Sandoval Marques.

Segundo o líder sindical, foram várias assembleias e reuniões com a direção da empresa e, vencendo as dificuldades, o Sindiquímica chegou a uma convenção coletiva que valorizou o trabalhador e proporcionou ganho real a todos. “Foi difícil? Foi. Mas o importante é que, juntos, chegamos a um acordo que atendeu as expectativas dos companheiros da Henamar”, avaliou Sandoval Marques.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ