Químicos de Nova Iguaçu defendem atualizações na NR-12

Voltar

17 de abril de 2014

NR 12O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica-NI) está preocupado com o impacto que a NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – e suas atualizações está causando nas empresas. O presidente Sandoval Marques defende a mudança nas normas de segurança, mas a regulamentação,  criada para reduzir os acidentes com trabalhadores e usuários de equipamentos industriais, está sofrendo sérias críticas por parte do setor privado, que afirma ser necessário um investimento enorme para que os segmentos se adaptem à nova legislação.

O presidente do SindiQuímica-NI destaca que as mudanças propostas visam dar segurança e maior qualidade de vida aos trabalhadores. “Os empresários devem avaliar que gastos para adequação, capacitação e manutenção dos equipamentos são investimentos que vão refletir na redução da quantidade de sinistros, afastamentos, ações judiciais, indenizações para acidentados, entre outros”, observou Sandoval Marques.

É importante ressaltar que a prevenção traz muitos benefícios. Entre eles está o econômico, já que o país gasta anualmente cerca de R$ 20 bilhões com acidentes e doenças de trabalho. Portanto, oferecer condições de segurança tornou-se requisito obrigatório às empresas que desejam ser competitivas.

A segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho estão diretamente ligadas à responsabilidade social da empresa. Aliar os investimentos em prevenção com a formação e treinamento de empregados e profissionais da área faz parte de qualquer negócio. “É bom lembrar que o trabalhador mais feliz irá produzir mais”, completou Sandoval Marques.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ e
Assessoria de Imprensa SindQuímica NI

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação

Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar