Químicos de Nova Iguaçu conquistam 6% de aumento

Voltar

4 de setembro de 2017

Boletim sobre o novo Acordo Coletivo sendo distribuído na empresa Niely

Boletim sobre o novo Acordo Coletivo sendo distribuído na empresa Niely

O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (SindiQuímica-NI) acaba de fechar 10 acordos coletivos por empresas, em Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica. A categoria conquistou aumentos que variam entre 5% e 6%, em média. O último acordo firmado foi na Niely, beneficiando cerca de 400 trabalhadores.

Os pisos salariais passaram para R$ 1.131,00, o menor, e R$ 1.204,00, o maior, segundo o presidente do SindiQuímica-NI, Sandoval Marques. “Conseguimos manter todos os benefícios”, comemorou ele.

Mas ainda há muito trabalho a fazer. A empresa Rio Pet, com cerca de 110 trabalhadores, oferece apenas 3% de aumento. A data base é 1º de setembro e nova assembleia está sendo convocada para que os trabalhadores possam analisar os próximos passos da campanha salarial. “A situação está difícil e negociar esses acordos empresa por empresa não é tarefa fácil. Ano passado, a inflação batia 8%, e conquistamos 9% de reajuste, em média. Este ano, a inflação oficial, em julho, bateu 2,7% e estamos fechando acordos com ganho real, com 5%, 6% de aumento. Mas, na realidade, o custo de vida está muito alto e o trabalhador sente isso cada vez que vai ao mercado. Estamos nos esforçando para favorecer ao máximo os químicos de nossa região”, afirmou Sandoval.

O líder sindical disse ainda que as altas taxas de desemprego servem como instrumento de pressão do empregador, que utiliza os índices para coagir o empregado a aceitar baixos salários. “O patrão usa o desemprego como arma e o funcionário se sente acuado. Daí a importância do Sindicato, representando a categoria e defendendo seus interesses”, ressaltou Sandoval.

O presidente do SindiQuímica-NI disse ainda que, diante da reforma trabalhista, os Sindicatos precisam se reinventar para estar cada vez mais próximos do trabalhador. “Nossa diretoria está sempre participando de cursos, palestras, seminários, para nos atualizarmos. E também buscando oferecer cursos de capacitação e convênios que favoreçam o trabalhador”, contou Sandoval Marques.

diploma informática NI

Assim, mais uma turma de Informática concluiu o curso e recebeu os certificados, no final de agosto. E novos convênios vem sendo firmados, com academias, óticas, farmácias e pousadas. “Fechamos parceria com o Clube IBC, para lazer do nosso associado. Também assinamos convênio com a Pousada do Sindicato dos Borracheiros, a Pousada Stiaberj, na Região dos Lagos, e assim vamos aproximando cada vez mais o trabalhador do nosso Sindicato”, informou Sandoval.

Levantamento sobre os atendimentos feitos nas duas clínicas conveniadas entre janeiro e julho deste ano contabilizou 550 serviços prestados.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação SindiQuímica-NI

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140

 

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar