Proposta do RJ aprovada pelo INSS para todo o país garante mais transparência sobre empréstimos consignados

17 de janeiro de 2014

conselhoA direção nacional do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) aprovou recomendação apresentada pelo Conselho de Previdência na Cidade do Rio de Janeiro, do qual a Força Sindical RJ faz parte, que garantirá maior transparência aos aposentados e pensionistas sobre a quantidade de parcelas de empréstimos consignados pagas pelos beneficiários. A informação é do secretário de Imprensa e Comunicação da Força Rio, Marcelo Peres, que, assim como Mário Torobay, do Sindicato dos Siderúrgicos, representa a Força Sindical RJ no Conselho, na bancada dos trabalhadores ativos.

O Conselho de Previdência do Rio de Janeiro reúne-se mensalmente para discutir aspectos que possam melhorar o atendimento das agências do INSS na capital do estado

Acatando a proposta apresentada pelo Conselho de Previdência da Cidade do Rio de Janeiro, a Coordenação Geral de Gerência de Pagamento de Benefícios e a Divisão de Consignação em Benefícios do INSS informou ao presidente do Conselho, Flávio Luís Vieira Souza, que em 2014 será implantado o Empréstimo Consignado On Line (ECO), que permitirá ao INSS ter melhor gestão e controle das operações de empréstimos consignados, além de oferecer aos beneficiários maior rapidez para conseguir novos empréstimos e mais facilidade para acompanhar os já existentes.

Pela proposta do Conselho do Rio de Janeiro, o número de parcelas já descontadas e as que faltavam quitar deveriam vir impressas em documentos que o segurado tem acesso, como contracheques. Mas, com a viabilização do ECO, as instituições financeiras pagadoras de benefícios disponibilizarão aos aposentados e pensionistas, nos terminais de autoatendimento, o Histórico de Consignação, com a relação dos empréstimos, valor total contratado, valor das parcelas e número total de parcelas pagas e vincendas, nos moldes do histórico que hoje é disponibilizado só nas agências da Previdência Social. Assim, através da senha pessoal usada para receber o benefício, o aposentado ou pensionista poderá consultar seus empréstimos.

IF

Para Marcelo Peres, essa foi uma importante vitória do Conselho da Previdência do Rio de Janeiro, que irá beneficiar não só o Rio mas todos os brasileiros que recebem pelo INSS e têm empréstimos consignados. “Havia uma deficiência no demonstrativo dos aposentados e pensionistas com relação a empréstimos consignados. O participante não tinha esclarecimento sobre a parcela do empréstimo que estava pagando e quantas faltavam para terminar. Isso causava uma confusão muito grande na cabeça dos idosos e beneficiários, que tinham que se deslocar até uma agência da Previdência Social para obter essas informações”, afirmou Marcelo. O representante da Força RJ na bancada dos trabalhadores ativos do Conselho informou que numa blitz, realizada no final do ano passado, verificou-se que a demanda de beneficiários interessados em obter informações sobre empréstimos consignados muitas vezes lotava os postos de atendimento.  “Isso acabava se tornando um transtorno tanto para os idosos, que tinham que ir a uma agência para buscar essas informações, como para todo o sistema, que demorava mais para atender um pedido de aposentadoria, por exemplo. Com a democratização do acesso às informações, todos ganham”, concluiu.

Marcelo Peres se coloca à disposição para apresentar ideias de companheiros da Força Sindical e demais centrais junto ao Conselho de Previdência Social do Rio de Janeiro que possam contribuir para melhorar a vida de aposentados e pensionistas. A próxima reunião do órgão está prevista para 30 de janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ

Marcelo Peres Secretaria de Imprensa e Comunicação Força Sindical do Estado do RJ