Presidente dos Químicos de Magé é eleito representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Imbel

Voltar

12 de dezembro de 2014

Sem Título-1

Sérgio Passareli (2º à esquerda), da Chapa Força, venceu a disputa e será o primeiro trabalhador sindicalista no Conselho de Administração da Imbel

O presidente do Sindiquímica-Magé, Sérgio Passareli, foi eleito representante nacional dos trabalhadores no Conselho de Administração da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel). A eleição aconteceu no final de novembro, em Piquete (SP), com seis chapas disputando a representação. Com empate técnico no 2º turno entre as chapas das fábricas de Magé e Caju, ambas do Rio de Janeiro, Sérgio Passareli e seu suplente, o vice-presidente do Sindicato, José Carlos Nascimento da Silva, da chapa Força, ganhou o processo eleitoral por ser funcionário mais antigo, o primeiro critério de desempate.

A Lei Federal Nº 12.353/2010 determina a participação de empregados nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como nas demais empresas em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto. A Imbel, ligada ao Ministério da Defesa, organizou um processo eleitoral envolvendo representantes de suas unidades de produção no Rio, São Paulo e Minas. Com a eleição, Passareli passou a ser o primeiro trabalhador a ocupar uma cadeira no Conselho de Administração da Imbel, empresa que reúne 2.500 empregados em todo o país.

“É um marco histórico. Teremos um sindicalista discutindo os rumos da empresa, junto com os militares. Estou muito feliz com o que essa conquista representa para o movimento sindical. Sei que a responsabilidade que terei é muito grande, mas como vivemos isso há anos à frente de nosso Sindicato, tenho certeza que lá não será diferente”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Produtos Químicos, Farmacêuticos, Explosivos, Materiais Plásticos, Conexos e Similares de Magé.

Para Sérgio Passareli, sua presença no Conselho de Administração fará com que os trabalhadores estejam mais conscientes sobre a realidade da empresa, buscando, a cada Acordo Coletivo, avanços cada vez mais concretos.

O presidente do Sindiquímica-Magé deve ser apresentado aos demais membros do Conselho de Administração da Imbel em janeiro, em Brasília.

 Por Rose Maria. Foto: arquivo Sindiquímica-Magé

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar