Presidente da Força RJ se reúne com vice-governador do Rio

25 de agosto de 2015

Reunião Dornelles 2

O presidente da Força Sindical RJ e da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá, reuniu-se ontem (24) com o vice-governador Francisco Dornelles, na sede do governo do estado. Em pauta, a privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), demissões na Marcopolo Rio e a possibilidade de greve na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Acompanhado do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Sílvio Campos, do vice-presidente Renato Soares e do diretor de Comunicação do Sindicato, Bartolomeu Citeli, Dal Prá foi buscar a intermediação do vice-governador junto ao comando da CSN para evitar uma greve eminente na siderúrgica. “A data base é 1º de maio e os trabalhadores querem, na pior das hipóteses, a reposição da inflação. A CSN não pode continuar ignorando os metalúrgicos”, afirmou Dal Prá.

Francisco Dornelles se comprometeu a marcar o mais rápido possível reunião entre representantes dos Metalúrgicos de Volta Redonda e a direção da CSN, na presença do vice-governador e da Federação dos Metalúrgicos RJ, para buscar a retomada das negociações da campanha salarial.

Quanto à Cedae, empresa sob comando do governo do estado responsável pela distribuição e tratamento de água e esgoto em boa parte do Rio de Janeiro, Dornelles garantiu aos dirigentes sindicais que a companhia não será privatizada. “Ele admitiu que alguns setores abrirão contratação temporária, em parceria com a iniciativa privada, mas assegurou que a Cedae não será privatizada em hipótese alguma”, contou Dal Prá.

A Força RJ apoiou a realização de ato de protesto de diversos Sindicatos e Associações de Trabalhadores e Aposentados na área de Saneamento na semana passada, no Centro do Rio, com concentração final na porta da Assembleia Legislativa, contra a possibilidade de privatização da companhia e em defesa dos serviços públicos.

Francisco Dal Prá informou, ainda, que o vice-governador se comprometeu em promover reunião com diretores da Marcopolo Rio (antiga Ciferal) para saber como o governo do estado pode ajudar a montadora de ônibus de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a superar a crise que vem fazendo com que a empresa demita em massa. “O que vem acontecendo é que, enquanto a Ciferal demite, empresas de ônibus estão buscando montadoras de outros estados para adquirir novos carros. O governo do estado tem que intervir e saber como pode evitar que isso aconteça. Porque todos perdem”, explicou Dal Prá.

O presidente da Força RJ se mostrou bastante satisfeito com o resultado do encontro. “Confesso que não esperava ser recebido com tanta cordialidade. Dornelles abriu as portas de seu gabinete à Força Sindical e a seus dirigentes sempre que se fizer necessário. Agora, vamos acompanhar o andamento das negociações e saber se realmente conseguiremos avançar, sem lançar mão de greves e novos protestos”, arrematou Dal Prá.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.