Postos do Rio não poderão mais abastecer além do limite da trava

26 de janeiro de 2015

Sem Título-1A partir de agora, os postos de combustíveis do Estado do Rio de Janeiro não poderão mais abastecer os carros, após ser acionada a trava automática de segurança da bomba. A lei 6.964/14, que proíbe abastecer o tanque do veículo “até a boca” entrou em vigor nesta quarta-feira(21). Quem descumprir a Lei está sujeito a multa de R$ 13.559 mil Caso a lei seja descumprida novamente, o valor da multa dobrará e passará para R$ 27.119 mil.

A Lei de autoria do Deputado Paulo Ramos(PSOL) tem por objetivo preservar a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente. Segundo o parlamentar os trabalhadores dos postos de combustíveis estão expostos constantemente a produtos tóxicos e inflamáveis.

Nas informações que constam nos manuais de automóveis brasileiros, o volume máximo do tanque de combustível não corresponde ao volume total descrito nas especificações técnicas. Essa quantidade é 10% menor e controlada por uma trava de segurança, que impede o transbordamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o tanque é cheio completamente, ocorre a liberação de benzeno. A substância, encontrada na gasolina, é considerada cancerígena.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (SINPOSPETRO-RJ), Eusébio Pinto Neto, ressalta que o simples ato de segurar o pano que não deixa vazar gasolina no momento do abastecimento, já pode levar algum risco de contaminação para o trabalhador. A entidade pretende fazer uma campanha para orientar os frentistas sobre a nova lei.

Há cinco anos, o sindicato participa da pesquisa sobre os riscos do benzeno para à saúde do trabalhador, que está sendo feita nos postos do município do Rio de Janeiro.

Fonte: Por Estefania de Castro
Assessoria de Imprensa do SINPOSPETRO/RJ