Plano Safra da Agricultura Familiar será lançado no Rio de Janeiro em agosto

Voltar

10 de agosto de 2017

Agricultura FamiliarO Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias, atendendo convite da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), participa, em 23 de agosto, da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 e entrega do Selo SIPAF nº 2000 no Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia acontece a partir de 9h30, no Auditório Hilton Salles da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Seropédica, 2º andar – Pavilhão Central (P1), Seropédica, RJ.

Os agricultores familiares, em sua maioria, conseguem sua renda exclusivamente a partir da comercialização dos cultivos que produzem. Assim, garantir que o sustento dessas famílias continue existindo mesmo em tempos em que não há colheita ou que aparecem outras dificuldades, é uma das missões da Sead. O novo Plano Safra, a ser lançado no Rio de Janeiro em breve, com metas e ações projetadas para o período de 2017 a 2020, fomenta essas políticas a produtores rurais que por ventura necessitem delas.

Uma das novidades que serão divulgadas na ocasião é o apoio à agricultura urbana e periurbana. O planejamento da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário direcionou uma frente de atuação para estimular essa atividade produtiva nas cidades. A produção de alimentos utilizando, por exemplo, os quintais de casa em centros urbanos já é realidade e deve se fortalecer a partir de novas ações.

O coordenador de diversificação Econômica, Apoio a Agroindústria e a Comercialização da Sead, Rodrigo Venturin, explica que a agricultura urbana é mais uma fonte da produção de alimentos saudáveis que contribui com a segurança nutricional e, por isso, merece estímulo. “Pretendemos incentivar os agricultores familiares utilizando políticas públicas que fomentam a estruturação da cadeia produtiva nas cidades, trabalhando a comercialização e consumo. Vamos realizar um seminário para discutir as diretrizes junto da sociedade civil e também vamos elaborar uma chamada pública que inclua o eixo de agricultura urbana e periurbana, sendo possível a aquisição de sementes e insumos para a adubação de solos”, adiantou ele.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Sead

Foto: Ascom Sead

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar