Oficina de Formação Sindical em Santo Aleixo-RJ, foi um sucesso!

29 de agosto de 2011

redimensionar_imagem (4)A Força Sindical Rio tem oito metas, que norteiam suas ações em prol do fortalecimento do movimento sindical no Rio de Janeiro.

Duas delas são apoiar os Sindicatos filiados e formar e qualificar os trabalhadores do estado. Assim, o secretário de Formação Sindical,Sérgio Claudino, organizou de 23 a 26 de agosto, em Santo Aleixo, município de Magé, o II Módulo da Oficina de Formação Sindical.

A etapa reuniu dezenas de trabalhadores, ativistas e contou com a participação de dirigentes sindicais filiados à Força de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Na abertura do curso, Sérgio Claudino – Força RJ, contou com a presença de Danilo Pereira, presidente da Força Sindical do Estado de São Paulo.

A capacitação levou a história do movimento sindical e sua organização ao longo dos anos aos participantes, instrumentalizou o dirigente e a imprensa sindical quanto aos meios de Comunicação e divulgação de informações ao alcance dos Sindicatos, analisou os principais desafios que hoje são enfrentados numa negociação coletiva e procurou preparar os presentes para participar de discussões que abrangem a representatividade do trabalhador em políticas públicas, como saúde do trabalhador e direitos do trabalho, de acordo com a legislação em vigor e organismos internacionais.

O presidente da Força RJ, sindicalista Francisco Dal Prá, que não pôde estar presente no curso devido a compromissos fora do estado do Rio, comenta: – “A qualificação de sindicalistas é uma necessidade e ajuda os Sindicatos a enfrentar desafios.

A oficina procurou abordar temas atuais dentro do mundo do trabalho e inerentes à atividade sindical.

Tudo para propiciar a troca de conhecimento entre as entidades e fornecer informações que possam embasar o trabalho sindical, agregando qualidade e eficácia às ações dos sindicalistas.”

O Módulo I aconteceu em Rio das Ostras-RJ, de 12 a 14 de abril deste ano, e atraiu dirigentes não só da Região dos Lagos, mas também da Baixada Fluminense, Região Serrana, Região Metropolitana e interior do estado. Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre Oratória, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Acidente de Trabalho e negociação de acordos coletivos.

Um dos momentos marcantes do curso no Módulo II, foi na aula de Negociações, onde os grupos foram separados para simular uma negociação entre patrões e trabalhadores. A discussão foi em torno da concessão de um percentual na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de uma empresa fictícia.

Participantes do Módulo II, em Santo Aleixo, comemoram o sucesso do curso

Fonte: Rose Maria