Nota de Repúdio contra ameaças aos direitos dos trabalhadores

2 de junho de 2016

logo da força com fundo preto560x560 cópiaA Força Sindical do Rio de Janeiro repudia qualquer medida proposta pelo presidente interino Michel Temer ou qualquer instância do governo federal que venha a retirar direitos dos trabalhadores. A reforma da Previdência ou qualquer medida de ajuste da economia não pode impor perdas à classe trabalhadora, a mais atingida pela crise econômica e política que paralisa o país.

A despeito do déficit fiscal ou da crise política, é a força do trabalho que ainda empurra o país e não é justo que, mais uma vez, o trabalhador pague uma conta que não foi ele que criou. A Força Sindical RJ entende que não é a classe trabalhadora que tem que pagar pelo desgoverno e descontrole das receitas e gastos públicos.

A Força RJ não apoia, sob nenhuma hipótese, medidas que venham mexer em direitos adquiridos, principalmente na Previdência Social. Assim, reitera que repudia qualquer tentativa do governo de alterar a idade mínima para aposentadoria ou propostas que venham desestabilizar direitos já consolidados pelo trabalhador, ao longo de sua trajetória de trabalho e dedicação à produção e desenvolvimento do país.

Ao invés de pensar em flexibilizar ou retirar direitos do trabalhador, o governo federal deveria combater a sonegação fiscal, a apropriação indébita e a isenção ou redução de cobranças de impostos das grandes empresas.

Da mesma forma, a central Força Sindical do Rio de Janeiro é solidária aos servidores e trabalhadores que prestam serviço ao governo do estado do Rio de Janeiro, na luta pela garantia de seus salários e valorização do serviço público estadual.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 2016

Presidente Carlos Fidalgo e Diretoria