Nota de esclarecimento sobre matéria “Sindicalismo de resultados” do jornal o Globo

17 de abril de 2017

nota_esclarecimento

Contestamos o teor da matéria de capa do jornal o Globo intitulada “Sindicalismo de resultados”.
A matéria insinua uma relação ilícita e suspeita entre o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, e executivos da empreiteira Odebrecht.
Isso não é verdade. Estando à frente de uma das maiores entidades representativas de trabalhadores do Brasil e sendo uma de suas maiores lideranças, Paulinho dialoga, em nome dos seus representados, com os diversos setores da sociedade. A conversa com executivos de empresas faz parte do cotidiano de qualquer dirigente sindical.
Antes de partir para um enfrentamento, busca-se o diálogo, a negociação. Por exemplo, entre os anos de 2009 e 2013 quando, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), grandes obras se espalharam pelo território brasileiro, milhares de operários entraram em conflito com os empresários. O governo federal criou, então, uma câmara de conciliação, com participação de empresários e trabalhadores, para tratar das demandas que eram colocadas.
As centrais sindicais que tinham em sua base trabalhadores da construção pesada, foram chamadas pelos sindicatos da categoria para ajudar a conduzir o movimento e participar das negociações. Neste contexto, a Força Sindical esteve presente, com vários de seus dirigentes, no Pará, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Bahia e no Rio de Janeiro. Toda essa movimentação resultou na assinatura de acordos ou convenções coletivas, sempre aprovadas em assembleias dos trabalhadores envolvidos.
Nossa central nunca se negará a ajudar qualquer sindicato filiado em suas negociações. Neste momento em que se discute o negociado sobre o legislado, não tenham dúvida que a presença das centrais será cada vez mais presente.
Sobre as comemorações do 1º de maio, a Força Sindical sempre declarou seus patrocinadores. Isso fica claro e transparente na imprensa, nos cupons para o sorteio e no palco onde se apresentam artistas e representantes do poder público. Os logotipos dos patrocinadores estão estampados para quem quiser ver. E tudo é feito de forma lícita, dentro da lei.
Posto isso, afirmamos que a manchete do jornal O Globo é mal-intencionada e induz os leitores a pensar que relações sindicais legais, que beneficiam os trabalhadores, são negociatas tramadas na surdina a fim de favorecer este ou aquele.
Não temos dúvida de que se trata de uma ação para enfraquecer o movimento sindical, neste momento de debate das reformas trabalhista e previdenciária, e fragilizar ainda mais as condições de trabalho no país.
São Paulo, 14 de abril de 2017
João Carlos Gonçalves, Juruna, Secretário Geral da Força Sindical, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo;
Adalberto Galvão, Bebeto, Deputado federal BA/PSB, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Estado da Bahia;
Antônio de Souza Ramalho, deputado estadual SP/PSDB, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo;
Carlos Alberto Pascoal Fidalgo, presidente da Força Sindical RJ;
Carlos Antônio Figueiredo Souza,  presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Rio de Janeiro;
Raimundo Nonato Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Ceará;
Irailson Warneaux, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia;
Giovani Resende Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará;
Aldo Amaral, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Pernambuco;
Antônio Bekeredjian, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de São Paulo