Nota de agradecimento e repúdio

25 de maio de 2017

Carlos e vices

Em nome de toda a diretoria, agradeço aos companheiros e companheiras que somaram-se a milhares de trabalhadores e trabalhadoras na marcha de Brasília, neste 24 de maio, uma manifestação legítima e pacífica em defesa dos direitos trabalhistas e sociais.

A unidade que conseguimos construir no Rio de Janeiro levou a maior caravana da história do sindicalismo em nosso estado a Brasília. Só a Força Sindical RJ reuniu 18 ônibus e mais de 800 vozes, que, em coro, gritaram “Diretas Já!” e “Não mexam nos nossos direitos!” na Esplanada dos Ministérios e próximo ao Congresso Nacional.

As centrais sindicais agora, no âmbito nacional, vão discutir nova greve geral e nós, mais uma vez, unidos e mobilizados, vamos cumprir nosso papel e fazer o que estiver ao nosso alcance para defender os interesses da classe trabalhadora.

Repudiamos a violência policial desmedida e autoritária, da mesma forma que lamentamos que o governo, de forma irresponsável, plante black blocs para desmoralizar e desmobilizar um protesto ordeiro e pacífico. O movimento sindical é democrático por natureza e não usa desses artifícios para intimidar quem quer que seja.

Tal artimanha só pode partir de governos irresponsáveis, ilegítimos, desonestos e imorais, que insistem em passar para a população que reivindicar direitos é sinônimo de baderna.

Nossa resposta será a de sempre: continuaremos nas ruas, nas fábricas, nas praças, nas galerias dos parlamentos, dizendo que é preciso respeitar o trabalhador, a trabalhadora e o povo brasileiro.

Uma nação digna se constrói com produção nacional, emprego, educação e trabalho decente.

Parabéns a todos e todas pela importante e histórica participação neste 24 de maio.

E, mais do que nunca, a luta continua!

Carlos Fidalgo

Presidente da Força Sindical RJ