Metalúrgicos do Noroeste Fluminense conquistam mais de 9% de reajuste

Voltar

20 de outubro de 2016

Bandeira FederaçãoA Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro fechou a Convenção Coletiva com o Sindicato patronal do Noroeste do estado, beneficiando trabalhadores de dez municípios. O reajuste salarial foi de 9,49% para quem trabalha nas indústrias de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. O piso do auxiliar subiu para R$ 1.052, a partir de 1º de setembro. Já o piso profissional foi para R$ 1.205,00.

O não pagamento do salário até o quinto dia útil do mês subsequente ao de referência obrigará a empresa a corrigi-lo pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O adicional noturno será de 25% sobre a hora normal. As primeiras 30 horas extraordinárias prestadas de segunda a sexta serão remuneradas na base de 50% e as prestadas em dias não úteis, a 100%. Acima de 30 horas extras, a base passa para 60% nos dias úteis e 110% nos demais.

No caso de trabalho insalubre, o adicional de insalubridade equivale a 40%, 20% ou 10% sobre o salário contratual, como previsto no artigo 192 da CLT. Já o adicional de periculosidade equivale a 30% sobre o piso da categoria.

Todo o trabalhador que tiver cinco anos ou mais de trabalho ininterruptos na mesma empresa receberá um percentual de 5% do seu salário. Outro ponto firmado na atual Convenção é a ratificação da obrigatoriedade de entrega aos trabalhadores o PPP (Perfil Profissiográfico Previdênciário) no ato da homologação ou no pagamento da rescisão contratual.

As regras valem até agosto de 2018. 

                                           

                                                     Fonte: Assessoria de Imprensa Fedmet-RJ

                                                                                                  Foto: Divulgação

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar