Metalúrgicos de São Gonçalo entram em campanha salarial

21 de fevereiro de 2014

Metalúrgicos de São Gonçalo entram em campanha salarialOs Metalúrgicos de São Gonçalo e Região, reunidos em assembleia, aprovaram a Pauta de Reivindicações para a campanha salarial de 2014. Os trabalhadores propõem 12% de reajuste, horas extras a 100% dias úteis e sábado e a 150% nos domingos e feriados e adicional de insalubridade de 20% sobre o piso salarial da categoria. A data base é 1º de março.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo, Rio Bonito, Araruama, Maricá e Saquarema, Felisberto Alves de Andrade, ressaltou que, diante dos aumentos dos itens da cesta básica, outro item da Pauta é a concessão de vale compras para os trabalhadores. “Também queremos melhores condições de trabalho para o companheiro embarcado. Estamos propondo que os dias de embarque sejam aferidos do dia em que o trabalhador embarcar até o dia anterior ao do desembarque, o que não pode ultrapassar 14 dias. Cada dia de embarque dará direito a um dia de repouso em casa. E, além do salário nominal, o trabalhador durante o período de embarque fará jus a adicional de periculosidade a 30%, adicional noturno a 20% do seu salário e o adicional de repouso e alimentação, também a 20%”, completou Felisberto Andrade.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, a Pauta de Reivindicações já foi encaminhada ao Sindicato patronal e a representação dos trabalhadores aguarda um posicionamento dos patrões para avançar na luta. “A Federação dos Metalúrgicos está dando assessoria a todos os sindicatos em campanha salarial e apresentou sugestões, muito bem vindas. Ocorre que já havíamos encaminhado nossa Pauta aos patrões quando as sugestões chegaram. Mas nada impede que, nas rodadas de negociação que irão se iniciar, apresentemos essas sugestões, para ampliar os benefícios aos trabalhadores”, finalizou Marquinho da Força.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ