Metalúrgicos de São Gonçalo conquistam reajuste de até 10,37%, retroativo a março

18 de maio de 2016

Metal São Gonça 1

Depois de conquistar o reajuste de 10,37% para os trabalhadores empregados nas indústrias de reparação de veículos e acessórios em abril, retroativo a março, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Gonçalo fechou também a convenção coletiva junto às empresas metalúrgicas do município, no início de maio. O piso do ajudante terá aumento de 9%, retroativo a março e os demais pisos e funções terão reajuste de 4%, a partir de 1º de março, e 5% em setembro.

“Além de garantir pelo menos a reposição salarial à categoria, nos preocupamos com a manutenção dos empregos”, afirmou o diretor financeiro do Sindicato, Marco Antônio Lagos, o Marquinho da Força.

Ele explicou que junto ao Sindirepa (sindicato patronal das indústrias de reparação de veículos do RJ) foi possível assegurar aumento real e benefícios como planos odontológico e funeral. Já nas indústrias, além da categoria aprovar o reajuste parcelado entre março e setembro, foi fechado ainda um acordo em separado para o Estaleiro Cassinu.

“A proposta era 0% de reajuste. Só no início de maio começamos a reverter esse quadro. No Estaleiro Cassinu, foi um pouco pior, porque eles apresentaram um relatório com quatro páginas com a relação de dívidas e diziam que não tinham como reajustar salários, porque a indústria naval e de reparos está estagnada. Mesmo assim, insistimos na negociação e, preocupados com seus empregos, os trabalhadores aceitaram receber 2,5% de aumento em março e 2,5% em setembro”, contou Marquinho da Força.

O presidente do Sindicato, Felisberto Andrade, informou que, nos últimos seis meses, o estaleiro que tinha 370 metalúrgicos passou a ter 93 trabalhadores. “Eles dizem que não querem demitir mais ninguém, que querem manter esse número mínimo, na esperança de que o país volte a caminhar”, completou Felisberto.

Foto: Divulgação Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo

Carlos Fidalgo