Metalúrgicos da Marcopolo Rio entram em campanha salarial

4 de março de 2015

Marcopolo 2015 2Os metalúrgicos da Marcopolo Rio (antiga Ciferal), montadora de ônibus localizada em Xerém, Duque de Caxias, estão em campanha salarial. A Pauta de Reivindicações foi aprovada em assembleia na porta de fábrica, no final de fevereiro. A data base da categoria é 1º de abril.

Entre as principais reivindicações estão reajuste salarial de 12%, piso de ajudante de R$ 1.200,00 e piso profissional de R$ 2 mil, vale compra de R$ 300,00, auxílio creche, criação de um Plano de Cargos e Salários e de um Plano de Previdência Privada para todos os trabalhadores.

“Sabemos, desde já, que essa será uma campanha mais difícil que as outras, onde precisaremos ter paciência e muita mobilização para garantir aumento real e ampliação dos benefícios”, afirmou Carlos Alberto Fidalgo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias. E completou: “Será uma negociação diferente, onde não estaremos só preocupados com reajustes, cláusulas econômicas e sociais, mas também com a garantia dos postos de trabalho de cada companheiro. A crise socioeconômica que o país atravessa traz impactos para o setor metal mecânico, que muitas vezes não produz tanto quanto deveria ou recua para ver como as coisas vão ficar. Mas não podemos deixar que isso sirva de desculpa para arrochar nossos salários e nossos direitos, porque não somos nós que temos que pagar o pato pela crise”, ressaltou Fidalgo.

O presidente Carlos Fidalgo, ao lado do vice-presidente Sérgio Claudino (que representou, também, a Federação dos Metalúrgicos do RJ), discute a Pauta de Reivindicações com os trabalhadores, em assembleia na porta de fábrica

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Fotos: Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias.