Metalúrgicos da CSN conquistam PPR mais justo

20 de setembro de 2016

silvio-campos-3Após 10 anos de luta por um Programa de Participação nos Resultados (PPR) mais justo, a atual gestão do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense conseguiu avançar no valor a ser pago, que, a partir de agora, pode variar de 2.5 até 3.1 salários. O total vai depender das metas e critérios e isso vai acontecer com a saída da crise e estabilização da economia.

A conquista veio como resposta a uma luta que vem avançando e, este ano, se consolidou durante as negociações da difícil campanha salarial, diante de um quadro que chegou a ameaçar perdas de vários direitos históricos dos metalúrgicos da Companhia Siderúrgica Nacional.

Todo ano, a representação do Sindicato dos Metalúrgicos se recusava a assinar o acordo proposto para o PPR por entender que os valores apresentados não correspondiam ao merecimento dos trabalhadores da CSN. Em função da insatisfação e insistente posição do Sindicato, a empresa cedeu às pressões e decidiu melhorar a participação dos trabalhadores nos resultados da siderúrgica.

A principal conquista foi o fim do gatilho. “Para ser ter uma ideia, se fosse considerar o gatilho (que só dispara contra o trabalhador!), ano que vem os metalúrgicos não teriam direito ao PPR. O atual modelo, que conseguimos aprovar, garante o PPR em 2017”, afirmou Silvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e Região.

“Reconhecemos que nesta luta ainda há muito a avançar, principalmente no que diz respeito à comissão. Afinal, o legítimo representante dos trabalhadores é o Sindicato. Portanto, quem deve negociar o PPR é o Sindicato”, enfatizou Silvio Campos.

Terceirizadas

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense informou ainda que foram iniciadas as negociações para o Acordo Coletivo das empresas terceirizadas da Companhia Siderúrgica Nacional. De uma forma geral, todos os anos as empresas do setor aguardam a finalização da convenção dos trabalhadores da CSN para iniciarem suas negociações com o Sindicato.

“Algumas empresas ofereceram reajuste em duas parcelas: um percentual a partir de setembro e o restante em janeiro, complementando o INPC do período. Estamos avaliando as propostas junto aos metalúrgicos dessas empresas. Duas delas já estão na fase final para fechamento do acordo”, finalizou Silvio Campos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

Foto: Arquivo Sindicato Metalúrgicos SF