Manifestação repudia ameaça de despejo do Ministério do Trabalho no RJ

10 de maio de 2017

MTE despejo 1Sindicatos e centrais sindicais, entre eles a Força RJ, fizeram na manhã desta segunda-feira (8), um protesto contra o risco de despejo da Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (SRTE/RJ) de sua sede, no Centro do Rio. Sindicalistas e trabalhadores deram um abraço simbólico no prédio, que fica na Rua da Imprensa e chamaram a atenção para a ameaça de despejo.

O ato foi aberto com a execução do Hino Nacional e faixas e cartazes denunciavam mais um ataque aos direitos dos trabalhadores. O vice-presidente da Força RJ, Eusébio Pinto Neto, discursou em defesa da SRTE/RJ e o ato contou também com a presença da secretária da Mulher da Força Rio, Maria Aparecida Evaristo.

A solicitação de retirada da Superintendência do local foi encaminhada pela Justiça do Trabalho ao ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira (PTB), embora o dono do prédio – erguido em 1930, pelo governo Vargas – seja o Ministério do Trabalho. Ainda no século passado, a convite do governo, a Justiça do Trabalho passou a ocupar quatro andares do prédio, onde funciona a SRTE, que ocupa os andares restantes e também o anexo. Ali são prestados serviços como emissão de carteiras de trabalho, seguro desemprego, auditoria e fiscalização de empresas.

MTE despejo 4

Caso o pedido de saída da Superintendência do prédio seja aceito pelo ministro Ronaldo Nogueira, o governo terá que alugar um imóvel para que o órgão continue prestando serviços à população. Isso contraria o discurso de ajuste fiscal do governo.

Para Daniel Pereira, presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Rio de Janeiro (Afaiterj), este é mais um ataque à rede de proteção ao trabalhador, se juntando à reforma da Previdência, à reforma trabalhista e à lei que autoriza a terceirização sem limites. “Temos que nos unir contra mais esta tentativa de acabar com um órgão que presta serviços importantes aos trabalhadores”, defendeu Daniel, que adiantou que será solicitada audiência com o ministro do Trabalho para discutir o assunto.

Fotos: Divulgação Força RJ

Alexsandro Diniz