Mais de 2,9 mil obras foram fiscalizadas pelas equipes do Sintraconst-Rio durante o ano de 2013

17 de dezembro de 2013

2As dez equipes de Segurança do Trabalho do Sindicato fiscalizaram 2.926 canteiros de obras no município do Rio em 2013. Direito dos trabalhadores, convenção coletiva e normas regulamentadoras são alguns dos pontos observados pelo Sintraconst-Rio nessas visitas.

Nos últimos três anos, o número de obras fiscalizadas pela entidade aumentou em 20%. Para 2014, a projeção é acentuar ainda mais este trabalho.

O presidente do Sindicato, Carlos Antonio, lembra que a quantidade de obras em Jacarepaguá, onde a demanda já é grande, tem aumentado. “Temos duas equipes cuidando dessa região e pretendemos colocar uma terceira”, projeta o presidente. “Na Zona Oeste, da Penha até Santa Cruz, é o mesmo caso”, completa.

Em média, as dez equipes fiscalizam vinte canteiros por dia em todo município. Nessas visitas, além de orientação sobre segurança e direitos dos empregados, o Sindicato cobra no próprio local o cumprimento das leis trabalhistas e da convenção coletiva por parte das empresas.

Além das quase 3 mil visitas a canteiros, o Sintraconst-Rio registrou, no último ano, 2.196 palestras a trabalhadores e 2.528 retorno a canteiros que já haviam recebido fiscalização.

Muitas dessas fiscalizações são motivadas por denúncias de empregados, que entram em contato com o Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT) do Sindicato pelo telefone 2196-1606 ou 2196-1607.

“Quando constatamos situações que não estão em conformidade com a lei ou com a convenção coletiva, seja de ordem trabalhista ou de segurança, cobramos imediatamente da empresa que regularize a situação”, destaca o chefe do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio, Vaguiner Moura.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINTRACONST-RIO