Justiça do Trabalho garante direitos dos funcionários de posto de gasolina em Niterói

21 de setembro de 2017

JustiçaO Posto de Gasolina King Kong, no Centro de Niterói, terá que lavar os uniformes de seus empregados pelo menos uma vez por semana. A decisão inédita é da 1ª Vara do Trabalho de Niterói a partir de denúncia feita pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região (Sinpospetro-Niterói).

O posto vinha desrespeitando não só a Norma Regulamentadora 9, que garante medidas de higiene e proteção aos frentistas e demais funcionários dos postos, mas também as NRs 7, 15, 17 e 20. Agora, terá que cumprir o que determinou a Justiça até 30 de outubro, sob pena de multa diária de R$ 100,00. Se persistirem as irregularidades, o valor pode chegar a R$ 30 mil por cada vez que o descumprimento for constatado, dinheiro que pode ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Também foi definido o pagamento de indenização por dano moral coletivo de R$ 10 mil, também reversível ao FAT.

Na ação movida pelo Sinpospetro-Niterói, o Sindicato denuncia, por exemplo, que o posto não adequou os assentos de descanso ao que é exigido pela NR 17, nem fornece equipamento de proteção individual (EPI), constantes nas Normas Regulamentadoras 7, 9 e 15.

A empresa também não vinha realizando exames médicos periódicos de seus funcionários. O Posto King Kong contestou o desrespeito a NR 7, mas não anexou aos autos o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), o que levou a juíza Roberta Lima Carvalho a também exigir a elaboração e implementação dos programas de proteção ao trabalhador.

A empresa não realizou cursos de capacitação, como prevê a NR 20. E a Justiça do Trabalho garantiu o intervalo mínimo de uma hora, estabelecido na CLT, para os funcionários que cumprem jornada acima de seis horas.

O presidente do Sinpospetro-Niterói, Alex Silva, afirmou que o Sindicato está atento a todas as normas de saúde e segurança do trabalhador. “Não vamos permitir que essas normas sejam desrespeitadas. Essa ação é mais uma vitória da categoria e os trabalhadores precisam ter consciência que normas de saúde e segurança do trabalho representam saúde para eles”, completou.

• Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ