Guias de Turismo realizam sua I Conferência na sede da Força RJ

2 de dezembro de 2014

Observado por Fernando Baptista (esquerda) e Felipe Rocha, Raphael Raine diz que onde não há sinalização nem fiscalização, é imperativo observar a ética da profissão

O Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur-RJ) e a FB Turismo Brasil, com apoio da Força Sindical RJ, promoveram durante todo o dia 25 de novembro, no auditório da Força Rio, a I Conferência de Guias de Turismo do Rio de Janeiro. Segundo Fernando Baptista, turismólogo, analista de negócios em turismo e um dos organizadores do fórum, foi apresentada aos participantes a segmentação do setor na atualidade e a necessidade da qualificação profissional para que os guias possam receber ou atender turistas, que chegam ao Rio de outros estados e todas as partes do mundo.

“O primeiro passo é fornecer mais informação e qualificação para que os profissionais possam localizar no mercado setores com os quais mais se identificam e, portanto, possam atuar cada vez melhor”, explicou Fernando Baptista, lembrando as áreas debatidas no encontro – Turismo Social, Cultural, de Aventura e Ecoturismo.

O presidente do Sindegtur-RJ, Marcelo Rezende, disse que um dos desdobramentos da conferência é a criação de câmaras técnicas por segmento específico. “Trouxemos profissionais que trabalham com certificação e queremos aprofundar essa discussão nas câmaras técnicas. Outro projeto é promover famtours (viagens técnicas que visam conhecer um novo destino), para familiarização e capacitação profissional”, anunciou o dirigente sindical.

O presidente do Sindegtur-RJ, Marcelo Rezende, abriu o evento e acompanhou todas as discussões

Marcelo Rezende abriu a conferência, falando sobre a importância da requalificação profissional e da observação de Normas Técnicas e de toda a legislação para o exercício profissional seguro e de excelência. Fernando Baptista discutiu o Turismo Pedagógico e como o guia de turismo deve abordar lendas e fatos históricos. Participaram ainda da programação Felipe Rocha, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Silva Jardim; Sandro Mendes, guia, historiador e produtor cultural; e Raphael Raine, turismólogo e guia de turismo especializado em atrativos naturais.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Silva Jardim, Felipe Rocha, conta como vem fazendo para incrementar o turismo em seu município, com sucesso

Outro ponto alto do encontro foi a troca de experiências, com trabalhadores tirando dúvidas ou relatando aos demais momentos de sua vivência pessoal no mercado de trabalho, o que contribuiu para traçar o perfil da prática profissional no Rio de Janeiro.

Nas palestras e nos debates, foram apontadas diversas falhas, seja na regulamentação, na fiscalização ou no manejo dos pontos turísticos, que dificultam o trabalho dos guias. E tudo foi acompanhado pela assessora parlamentar do deputado federal Otávio Leite, Mônica Fernandes, que veio ouvir as reivindicações e necessidades dos guias para levá-las ao parlamentar. “O debate técnico que vi aqui é essencial para a categoria. Vou encaminhar todas as minhas observações ao deputado, para que ele possa avaliar como pode ajudar a melhor atender os turistas no Rio de Janeiro”, arrematou Mônica.

Por Rose Maria. Fotos: Rose Maria