Guias de Turismo promovem conferência sobre Turismo de Aventura e Ecoturismo

9 de setembro de 2015

Da esquerda para a direita: Gabriel Werneck, Raphael Raine, Fernando Baptista (Diretor de Eventos), Kika Bradford, Felipe Rocha, Lenauro Mendonça e Marcelo Rezende

Da esquerda para a direita: Gabriel Werneck, Raphael Raine, Fernando Baptista (Diretor de Eventos), Kika Bradford, Felipe Rocha, Lenauro Mendonça e Marcelo Rezende

O Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur/RJ) realizou na última quinta-feira de agosto (27), no auditório da Força RJ, no Centro do Rio, a 1ª Conferência Estadual de Turismo de Aventura e Ecoturismo. O evento reuniu profissionais que atuam no setor e entidades como a Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio.

Como resultado do encontro inédito no Rio de Janeiro, está sendo preparado um documento que norteará as ações deste segmento na cidade e no estado. Um Grupo de Trabalho também está sendo organizado para atuar junto ao trade (conjunto de equipamentos de infra-estrutura que integram o produto turístico) e ao poder público.

O objetivo do Sindicato foi discutir com guias que atuam no setor normas técnicas de segurança e gestão de riscos, bem como aspectos que precisam ser aprimorados para oferecer ao turista um serviço cada vez melhor. Assim, foram discutidos temas como Normas de Segurança, Gestão de Risco, Certificação e Empreendedorismo.

Entre os palestrantes, Felipe Rocha, guia, empresário, professor e gestor público; Lenauro Mendonça, agente de viagem e diretor da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA); Kika Bradford, da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ); Raphael Raine,  da Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ); Gabriel Werneck,  da Rio Hiking e Lagoa Aventuras e Sandro Cardoso, do Clube de Voo Livre de São Conrado.

“Sem dúvida, foi a melhor atividade técnica desta gestão, seja pelo nível das palestras, dos palestrantes, das perguntas ou da participação do público. O respeito entre todos foi a marca deste evento”, avaliou Marcelo Rezende, presidente do Sindegtur/RJ.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Foto: Sindegtur/RJ.