Frentistas lançam nova campanha salarial no estado do RJ

8 de abril de 2014

Assembleia estadoO SINPOSPETRO-RJ lançou, no último sábado (5) a Campanha Salarial 2014 dos trabalhadores dos postos de combustíveis do estado do Rio de Janeiro.  A nova campanha se faz necessária, já que a categoria, com data-base em 1º de junho, está sem Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada. Ainda nesta semana, o sindicato vai realizar assembleias em Niterói, na Região Metropolitana e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Em assembleia realizada na subsede de Volta Redonda, os trabalhadores do Sul Fluminense disseram não a exploração da mão de obra e exigiram reajuste salarial já!  A categoria aprovou a pauta de reivindicações econômicas, que será entregue no próximo mês ao SINDESTADO.

Os trabalhadores querem um piso salarial de R$ 1.0043, além de tíquete refeição de R$ 16,90, cesta básica de R$ 135,20, vale transporte gratuito e Participação nos Lucros e Resultados de um piso salarial da categoria dividido em duas parcelas. A pauta prevê ainda a extensão do adicional de periculosidade de 30% para todos os funcionários do posto, inclusive para os empregados das lojas de conveniência.

Em seu discurso, o presidente SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, explicou que a apresentação de uma nova pauta de reivindicações não invalida a Campanha Salarial de 2013-2015, o objetivo é atualizar as questões econômicas da CCT. Segundo ele, o reajuste salarial de 2013 será decidido pela Justiça do Trabalho.

Ele frisou que apesar de todos os esforços da diretoria do SINPOSPETRO-RJ para fechar um acordo que contemplasse as necessidades básicas do trabalhador, o Sindicato Patronal se manteve irredutível, durante dez meses de negociação, e não apresentou qualquer contraproposta satisfatória para categoria.

O presidente do sindicato declarou que não pode assinar uma Convenção de Coletiva sem benefícios para categoria e que ainda impõem um piso de um salário mínimo para os trabalhadores. Eusébio Neto disse que os trabalhadores dos postos do estado do Rio de Janeiro ganham o menor piso salarial do país. Ele destacou que o Acre, onde há apenas 80 postos de combustíveis, o piso do frentista é de R$ 840.

Ele revelou que sem a participação dos trabalhadores na luta por melhores salários, dificilmente a categoria vai conquistar um reajuste digno. “Só com a mobilização e a pressão da categoria vamos conseguir avançar nas nossas propostas-afirmou.”

A próxima assembleia acontece sexta-feira (11) na subsede de Niterói que fica na Rua Dr Carlos Maximiano , nº 169, 102 sobrado, no Fonseca. No sábado(12) será realizada assembleia na subsede de Nova Iguaçu, na  Travessa Augusta com Dr Mário Guimarães, nº 8, próximo à Via Light. Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINPOSPETRO/RJ