Frentistas do Rio promovem campanha de conscientização sobre riscos do benzeno

Voltar

31 de outubro de 2017

Campanha Benzeno 2017

O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) volta a promover campanha para melhorar as condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Lançada na última quarta-feira (25), a Campanha de Segurança e Saúde é um desdobramento da ação de conscientização que acontece em todo o país para alertar o trabalhador sobre os riscos do benzeno para a saúde – o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, celebrado em 5 de outubro.

Nesta edição, materiais informativos estão sendo distribuídos em todos os postos, alertando sobre novas normas para o abastecimento. Desde 22 de setembro, está em vigor o item 9.4 do anexo II da NR 9, que determina que todas as bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno devem estar equipadas com bicos automáticos. Assim, fica proibido em todo o país abastecer o carro depois de acionada a trava de segurança da bomba de combustível. As empresas que descumprirem a determinação do anexo II da NR 9 poderão ser autuadas e até multadas se persistirem na irregularidade.

Ainda dentro da campanha, uma audiência pública da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta segunda-feira (30) discutiu a questão da saúde e segurança dos frentistas. Uma das deliberações foi o planejamento de visitas a postos de combustíveis para ouvir os trabalhadores e saber se eles têm conhecimento das leis que protegem sua saúde. “Os frentistas enfrentam uma situação muito difícil porque, por vezes, eles não têm a informação de que não podem abastecer depois da trava. O contato com o benzeno é cancerígeno. Muitos trabalhadores têm sido prejudicados ao longo dos anos”, disse o presidente da Comissão na Alerj, deputado estadual Paulo Ramos (PSol). “É preciso que não só os frentistas, mas os donos de postos de gasolina e consumidores contribuam para que este trabalhador tenha sua saúde preservada”, completou.

Na ocasião, Márcia Neiman, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, disse que o órgão vai realizar uma ação, a partir de 2018, para esclarecer os problemas a que os trabalhadores de postos de gasolina são expostos. “Sobre esta ação, estamos em fase de planejamento, mas a ideia é ir aos postos de gasolina para esclarecer esses problemas”, disse Márcia.

Lançamento da campanha

No lançamento da Campanha de Segurança e Saúde, o presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, também presidente da Fenepospetro (Federação Nacional dos Frentistas) e vice-presidente da Força Sindical RJ, destacou a importância dos sindicatos dos frentistas de todo o país na construção de normas regulamentadoras para melhorar as condições no ambiente de trabalho dos postos de combustíveis. “O papel do sindicato não tem limite quando se trata de qualidade de vida do trabalhador e toda a sociedade”, disse. Eusébio Neto criticou, ainda, a Reforma Trabalhista, que, segundo ele, vai piorar as condições de vida e impactar na saúde do trabalhador. “Por isso, os sindicatos são contra a lei que vai precarizar a mão de obra e empobrecer a sociedade”, completou.

O presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, parabenizou o Sinpospetro-RJ pelo trabalho de conscientização que vem sendo realizado sobre os riscos do benzeno para a saúde do frentista e demais empregados em postos de combustíveis. Ele aproveitou para convocar os trabalhadores de todas as categorias para o dia de luta e resistência, que acontecerá em 10 de novembro em todo o país, contra as reformas do governo Temer. Carlos Fidalgo ressaltou que não vai desistir de lutar pelos direitos dos trabalhadores.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Sinpospetro-RJ

Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar