Frentistas do Município do Rio reivindicam 16,36% de reajuste salarial

19 de janeiro de 2017

assembleia_municipio_2017Os trabalhadores dos postos de combustíveis e lojas de conveniência do município do Rio de Janeiro aprovaram a Pauta de Reivindicações que prevê aumento real nos salários, com reajuste de 16,36%. A assembleia da categoria foi realizada no último sábado (14), no terreno onde será construída a sede própria do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ).

Além do aumento, o Sindicato vai brigar por tíquete-refeição diário de R$ 20,00, reivindicação antiga da categoria e bandeira de luta da entidade. Outra reivindicação é um piso salarial de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), dividido em duas parcelas e a criação da função caixa, com pagamento de adicional para o trabalhador.

Na pauta, o Sinpospetro-RJ cobra das empresas a lavagem dos uniformes dos trabalhadores, como determina o anexo II da NR 9, em vigor desde setembro do ano passado. O presidente do Sindicato e vice-presidente da Força RJ, Eusébio Pinto Neto, disse que ao levar o uniforme para lavar em casa, o trabalhador põe em risco a saúde de toda a família.

Outra exigência aprovada pelos trabalhadores em assembleia é o cumprimento da NR 17, com a colocação de assentos para o frentista descansar entre um abastecimento e outro. “Hoje está comprovado que trabalhar muitas horas em pé pode causar problemas sérios à saúde. As normas regulamentadoras existem para serem cumpridas e nós estamos cobrando dos patrões, desde o início de 2016, a instalação dos bancos”, completou Eusébio Neto.

O presidente do Sinpospetro-RJ aproveitou a ocasião para apresentar aos trabalhadores o terreno onde será construída a futura sede do Sindicato. Ao discutir com a categoria a Pauta de Reivindicações da Convenção Coletiva 2017/2018, Eusébio Neto disse que a luta iniciada há 11 anos com a fundação da entidade será consolidada com o lançamento da pedra fundamental da sede própria. “Hoje (14) é um dia histórico. Estamos realizando a assembleia na nossa casa e a categoria está unida e fortalecida para lutar por melhores salários e novas conquistas.”

O dirigente sindical, que é também presidente da Fenepospetro (Federação Nacional dos Empregados em Posto de Serviços de Combustíveis), chamou a atenção dos trabalhadores para  as ameaças de perda de direitos e a precarização da mão de obra. Por causa da crise econômica, o trabalhador hoje está em desvantagem, já que falta vaga no mercado. Segundo Eusébio Neto, só com união a categoria vai avançar nas conquistas.

“O sindicato sozinho não tem condições de fazer muita coisa. A força do trabalho está na união e a do capital, no dinheiro. A assembleia é o local para a categoria expressar a sua indignação e cobrar direitos. O trabalhador tem que acordar e não delegar a outras pessoas o futuro do seu destino. É preciso participar da discussão do aumento de salário, já que esse reajuste se transforma em rendimento para garantir o pão de cada dia da família. Só reclamar não resolve; tem que ter ação”, enfatizou.

O presidente do Sinpospetro-RJ alertou que os trabalhadores de todo o país terão mais dificuldades para negociar este ano, por causa da súmula do Supremo Tribunal Federal, que determina que os direitos conquistados só tem validade até a data-base. Pela súmula, os patrões podem suspender os benefícios até que a nova Convenção Coletiva seja assinada.

Nova sede

No terreno de mil metros quadrados na Rua Souza Barros, no Engenho Novo, será construído um prédio de quatro andares, com consultório odontológico, salas de jogos e cinema, parque e outros departamentos. O presidente do Sinpospetro-RJ acredita que a nova sede levará cinco anos para ser construída, já que o projeto é grande e requer recursos.

Eusébio Neto agradeceu e dedicou a aquisição do terreno aos trabalhadores que contribuem para o Sindicato. Ele disse que inicialmente o espaço vai funcionar como estacionamento, até  que as obras sejam iniciadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ