Frentistas aprovam Pauta de Reivindicações para todo o estado

8 de abril de 2015

tn_frentistasCom assembleia no final de março, na subsede de Nova Iguaçu, o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) concluiu a votação da Pauta de Reivindicações dos 20 mil trabalhadores dos postos de combustíveis do estado do Rio de Janeiro. Além do encontro na Baixada Fluminense, o sindicato realizou assembleias em Volta Redonda, no Sul do estado, e em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

A campanha salarial 2015/2017 prevê piso salarial de R$ 1.030,92, mais 30% de adicional de periculosidade para todos os trabalhadores. Além do aumento, a categoria aprovou a substituição da cesta básica por tíquete alimentação no valor de R$ 150.

A pauta, que deve ser entregue aos patrões até maio, reivindica ainda tíquete refeição de R$ 15, convênio médico, um piso salarial de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), gratuidade do vale transporte, adicional de propaganda equivalente a 40% da remuneração e plano ambulatorial para o trabalhador.

No encontro com os trabalhadores da Baixada, o presidente do Sinpospetro-RJ,  Eusébio Pinto Neto, disse que o setor de revenda de combustível sofre com a falta de mão de obra e esse é o momento da categoria se unir para exigir novos avanços na Convenção Coletiva. “O trabalhador tem que despertar, porque o Brasil está entrando numa crise, onde alguns setores já sofrem com o fantasma do desemprego. Se o trabalhador não lutar agora, que está tudo bem, quando a crise chegar ao nosso setor, não teremos como conquistar novos benefícios”, ressaltou Eusébio Pinto Neto, também vice-presidente da Força RJ.

O líder sindical lembrou as dificuldades enfrentadas na última campanha salarial. O Sindicato levou mais de um ano para fechar a Convenção Coletiva, mas conseguiu garantir para os trabalhadores um aumento de mais de 11%. “Com a adesão dos trabalhadores à Campanha Salarial, o Sindicato tem força política para resistir à pressão dos patrões”, completou Eusébio.

O Sinpospetro-RJ representa 48 municípios no estado do Rio de Janeiro. As negociações devem começar até junho, mês da data-base da categoria.

Por Rose Maria, com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.