Força Sindical RJ realiza curso de Homologação para Sindicatos Filiados

Voltar

5 de março de 2012

redimensionar_imagem (5) Devido a constantes alterações na legislação trabalhista, a Força Sindical realiza nesta segunda-feira (05) na sede da Federação dos Metalúrgicos do RJ, em Niterói, palestra sobre homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho.

Com o auditório lotado, na abertura dos trabalhos o presidente da Força Sindical agradeceu a participação e o interesse dos Sindicatos presentes Dal Prá anuncia: “- Sejam bem vindos! Gostaria de dar uma boa notícia companheiros, os próximos cursos e palestras serão na nova sede própria da Força Sindical, na Gamboa-RJ”. Ainda acrescenta: – “Aproveitem essa oportunidade pois as constantes alterações na legislação obriga os sindicalistas a se atualizarem para atendem e dar suporte aos trabalhadores que estão na base.”.

O palestrante convidado é o Carlos Alberto Altino, secretário regional da Força Sindical do Distrito Federal, e o tema principal da palestra é Rescisão do Contrato de Trabalho (artigo 477, CLT).

Segundo Altino, a dúvida de muitos sindicatos é a respeito da nova Lei 12.506/2011, que trata no aviso prévio proporcional.

Também estiveram presentes no evento dirigentes da Força Sindical RJ: Marco Antônio (Marquinho), Vera Motta, Sérgio Claudino, Cristina Martins, Virgilio Lagrimante, Izaac Wallace, José Carlos, Valfredo Borja, Marcelo Peres, Vilma de Araújo, Rudiney Gomes, Paulo Cabral, Jorge Carneiro, Cícero Valdevino, Ronaldo Lames, dentre vários.

O Secretário de Imprensa e Comunicação da Força, Marcelo Peres, realizou algumas entrevistas com sindicalistas sobre o evento.

Alexandre da Silva, Pres. do Sindicato dos Propagandistas e Vendedores de Prod. Farmacêuticos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo-RJ.

Marcelo Peres: – O que você está achando da oportunidade que a Força Sindical está proporcionando ao Sindicato?
Alexandre da Silva: – Bom, primeiro de trazer o interior para capital, isso não é comum, porém é muito bem vindo, muito bem aceito, pois vem preparar o sindicalista para que atendamos melhor os trabalhadores, pois nós lutamos a cada dia para que os direitos dos trabalhadores sejam preservados.
Marcelo Peres: – Você considerara o assunto Homologação importante?
Alexandre da Silva: – É de grande relevância esse assunto, porque a hora da homologação da Rescisão de Contrato de Trabalho, é a hora mais sofrida, tanto para o trabalhador como também para nós.

 


Virgílio Lagrimante do Sind. dos empregados do Comércio, Hotéis e Similares de Rio das Ostras.

Marcelo Peres: – O que você pôde extrair da palestra hoje?
Virgílio Lagrimante: – Veja só, todos os dias as coisas mudam em Brasília, através de Leis, Resoluções e Portarias. Se os Sindicatos não se atualizarem, perdem muito. Como temos que sempre estar fazendo homologações em nossas sedes, precisamos acompanhar e trocar experiências com outros Sindicatos, para que todos cresçam juntos nesse processo todo.
Marcelo Peres: – Apesar de vocês estarem sempre fazendo homologações, ainda foi possível acrescentar mais alguma coisa?
Virgílio Lagrimante: – Sempre aprendemos nesses encontros, aliás a Força Sindical através do Dal Prá, vem mostrado sua dinâmica em estar constantemente promovendo treinamentos e palestras para os Sindicatos da Força. Esse iniciativa foi maravilhosa , pois serviu como uma grande reciclagem para nós.

 


 

Ronaldo Lames do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Artefatos de Borracha do Estado do RJ.

Marcelo Peres: – Como você vê essa palestra sobre Homologação?
Ronaldo Lames: – Toda palestra ou curso direcionado para o sindicalista eu considero de grande importância, inclusive pude trazer mais duas pessoas do Sindicato para aproveitarem essa oportunidade. Alguns assuntos como homologadores que somos já temos ciência, mas algumas novidades foram passadas em decorrência da mudança da legislação.
Marcelo Peres: – Qual a sua expectativa daqui por diante?
Ronaldo Lames: – Com o anúncio na aquisição da sede própria da Força Sindical do RJ, na Gamboa, e de que os próximos cursos serão ministrados lá, estaremos aguardando novas oportunidades, pois teremos mais assuntos que são de interesse dos sindicalista para serem abordados, tais como por exemplo a Previdência Social.

 


 

Francisco Carlos Marins, Presidente do Sindicato dos trabalhadores da CEDAE da base de Niterói-RJ.

Marcelo Peres: – Qual a importância que você viu em participar dessa palestra sobre Homologação?
Francisco Marins: – Essa palestra foi muito importante, porque serviu para tirar dúvidas de muitos sindicalistas que estiveram aqui presentes, principalmente das empresas privadas onde a rotatividade de funcionários é muito maior que na nossa base.
Marcelo Peres: – Como participante convidado, o que você achou dessa iniciativa da Força Sindical em promover esse tema em debate?
Francisco Marins: – É um exemplo a ser seguido, uma Central Sindical que proporciona esse tipo de prestação de serviço aos Sindicatos, vem fazer com que o dirigente sindical cresça e se atualize. As mudanças na legislação, inclusive essa que foi debatida hoje aqui a respeito da Lei nº 12.506/2011, que trata do aviso prévio proporcional, vem trazer atualizações que os sindicalistas necessitam e estão procurando.

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ


 

Galeria de Fotos

 

 

 

 


 

 


 

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar