Força Sindical RJ participa do NUPIA

5 de setembro de 2023

No dia 21 de agosto de 2003, a Força Sindical RJ atendeu ao convite do MPT RJ para tratar do tema NUPIA – Núcleo Permanente de incentivo à Auto composição.

O evento contou com a presença dos procuradores Dr. Francisco Gerson Marques de Lima, patrono do CONALIS (coordenadoria nacional pela liberdade sindical), Dra. Maria Aparecida Gugel Vice procuradora-Geral do trabalho entre outros, a Força Sindical compareceu com uma delegação

Screenshot_20230905_232034_WhatsApp

expressiva, com mais de 40 companheiros e companheiras, a delegação foi representada pelo vice-presidente Alexsandro Diniz, que representou o presidente Carlos Fidalgo impossibilitado de comparecer por motivo de saúde.

O MPT procurou em sua explanação, incentivar a auto composição com base na resolução CNMP nº 118/2014 e CSMPT nº 190/2021, tendo por diretrizes: Convenção 151 da OIT, Negociação coletiva e organização sindical no serviço público, valorização do fortalecimento da negociação coletiva e da representatividade sindical entre outros. A participação do MPT na auto composição visa dar segurança jurídica e facilitar as negociações entre o capital trabalho.

Screenshot_20230905_232047_WhatsApp

Na oportunidade, Diniz agradeceu o convite do MPT que com a ação em buscar aproximação com o movimento sindical demonstra uma sinalização de mudança de postura do MPT em relação aos sindicatos, que por muito tempo foi alvo de perseguição do ente citado.

Acreditamos que será uma nova fase, pois os últimos anos fomos todos atacados, movimentos sociais, representação dos trabalhadores, justiça do trabalho e o próprio MPT, com isso poderemos fortalecer nossos laços para a que a sociedade, em especial o trabalhador, tenha melhores condições de que a justiça seja feita, finalizou Diniz.

Por Alessandra Marçal

Diretora de Comunicação e imprensa.