Força Sindical recebe ministro do Trabalho em encontro com representantes das regionais

24 de maio de 2016

Ministro na Força

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, promoveu reunião com todas as regionais da central na última sexta-feira (20), para discutir as recentes mudanças políticas no país e seus reflexos para a classe trabalhadora. O encontro contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. O vice-presidente Marco Antônio Lagos, o Marquinho da Força, representou o presidente Carlos Fidalgo na reunião, que contou, ainda, com as presenças do secretário geral da Força RJ, David de Souza e do presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico RJ, Isaac Wallace.

Paulinho, deputado federal (Solidariedade-SP), negou qualquer conversa entre a Força Sindical e a UGT para uma possível fusão. “Não houve nenhuma conversa nesse sentido. Soube disso pela imprensa”, garantiu ele.

O presidente da Força Sindical Nacional também informou aos sindicalistas que foi convidado para assumir a pasta do Ministério do Trabalho, mas não aceitou o convite. “Acho que sou mais útil ao país e ao movimento sindical permanecendo onde estou, defendendo os trabalhadores”, ressaltou.

Paulinho esclareceu ainda que o trabalho da Comissão Especial que preside na Câmara Federal sobre custeio sindical continua. O relator, Bebeto (PSB-BA), trabalha, agora, nos ajustes finais do texto que será levado ao plenário da Câmara, como o percentual da contribuição assistencial, que deve ficar em até 1%.

Marquinho na Força

“Nós, no Rio de Janeiro, já havíamos participado de uma reunião na Federação dos Metalúrgicos com o companheiro Paulinho, para apresentar propostas ao projeto de lei em construção. E estávamos em vias de marcar uma reunião na Alerj (Assembleia Legislativa), mais ampla, envolvendo outras centrais sindicais, para acrescentar novas contribuições ao debate. Mas fomos surpreendidos por uma determinação do então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no final de abril, que proibia qualquer discussão fora de Brasília”, afirmou Marquinho da Força, que disse ainda que Paulinho informou que o texto que a Comissão Especial vem trabalhando não mexe na contribuição sindical.

O encontro contou ainda com a visita do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que assegurou que vai manter os direitos trabalhistas já conquistados. “Estamos verificando as prioridades”, disse o ministro.

Paulinho da Força aproveitou a oportunidade para alertar o ministro Ronaldo Nogueira sobre “dados falseados” que determinam o ranking das centrais sindicais no país. “O presidente Paulinho sugeriu que o Ministério faça uma revisão na regulamentação e origem desses dados e deu alguns exemplos. Disse, por exemplo, que há sindicatos do interior onde o número de sócios é maior que a população da cidade. Há outros que contabilizam 90 mil sócios, mas elegem nova diretoria com 130 associados na assembleia”, contou Marquinho da Força.

A Força Sindical informou que já foram definidas novas reuniões do presidente nacional com os presidentes das instâncias estaduais da central. No dia 2 de junho, a reunião será em Brasília, com sindicalistas da região Nordeste; no dia 9, também em Brasília, será a vez dos dirigentes sindicais das regiões Norte e Centro-Oeste. Já a reunião com as regiões Sul e Sudeste será no dia 16, em São Paulo. Segundo Geraldino Santos Silva, secretário de Relações Sindicais da central, a pauta será a situação da Força Sindical estadual, conjuntura política e econômica e assuntos gerais.

Por Rose Maria,  Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Força RJ