Força Sindical promove encontro com sindicatos do Sul Fluminense

6 de dezembro de 2013

Força Sindical promove encontro com sindicatos do Sul FluminenseA Força Sindical do Rio de Janeiro promoveu dia (4/12) o I Encontro do Sul Fluminense, reunindo na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Volta Redonda sindicatos filiados e não filiados à Força Sindical. O presidente da Força Rio, Francisco Dal Prá, informou que este foi o primeiro encontro promovido no interior do estado, com a finalidade de unir os sindicatos da região, além de discutir lutas comuns a diferentes categorias na atualidade.

Entre as entidades sindicais presentes, o Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda, Sindicato dos Jornalistas do Sul Fluminense, Sindicato dos Aposentados da região, Sindicatos dos Metalúrgicos de Volta Redonda, Sindicato do Funcionalismo Público de Volta Redonda, Frentistas e Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Barra Mansa. Na ocasião, o Sindicato dos Jornalistas do Sul Fluminense filiou-se à Força Rio. Para seu presidente, JC Moreira, estar ao lado da Força no Rio de Janeiro é mais uma importante conquista para sua categoria.

Dal Prá salientou que o evento foi promovido em parceria com o Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda e organizado pelo Secretário da central sindical para o Sul Fluminense, Luiz Rogério de Freitas, o Rogerinho. “Foi de suma importância esse encontro, porque a Força Sindical pode se colocar à disposição de todos os sindicatos para ajuda-los no que for necessário. Pudemos levar informações sobre as conquistas do movimento sindical e reforçar a necessidade de pressionar o Congresso Nacional para barrar projetos de lei como o 4330, que aniquila os direitos dos trabalhadores”, ressaltou Dal Prá.

O presidente da Força Rio lembrou aos dirigentes sindicais que é preciso unir forças numa luta sem tréguas contra o fator previdenciário, pela redução da jornada de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e demais pontos da Pauta Trabalhista. “Queremos unir os sindicatos do interior e fortalecer as lutas de todas essas entidades na região. Nosso objetivo é unir os sindicatos às centrais e fazer crescer a importância dessa união”, destacou Dal Prá. Outros temas debatidos no encontro foram as práticas atuais de homologação, as discussões em torno do novo piso regional, as lutas nacionais e regionais da Força Sindical em 2013, além dos projetos e perspectivas para o próximo ano.

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda, José Gama, o Zequinha, essa nova dinâmica utilizada pela Força Sindical permitiu maior entrosamento entre os participantes e irá fortalecer o movimento sindical na região. Já o secretário da Força Rio para o Sul Fluminense considerou o encontro muito positivo. “Estamos iniciando um trabalho que procura integrar diferentes categorias, que hoje lutam isoladamente, para unirem forças em prol do trabalhador. Vamos procurar oferecer cursos de formação sindical e ajudar as entidades a desenvolver seu trabalho”, completou Rogerinho.

A Força Rio distribuiu, na ocasião, cartilhas produzidas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) sobre o que é e o que busca o movimento sindical. “A publicação foi oferecida aos companheiros para que tenham claro a função do Sindicato na defesa intransigente do trabalhador”, arrematou Francisco Dal Prá.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
FOTO: EVANDRO FREITAS – A Voz da Cidade