Força RJ promove curso de lideranças para novos dirigentes

Voltar

24 de novembro de 2015

Formação Sindical novembro 2015

Carlos da Costa Menezes é membro do Conselho Fiscal da Federação dos Aeroviários, na gestão 2016 a 2020. A posse ainda nem aconteceu, mas, a convite do Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio (Simarj), o diretor patrimonial do Sindicato dos Aeroviários de Manaus (AM) participa, de 23 a 27 de novembro, do curso de Formação de Lideranças que a Força RJ, em parceria com a Secretaria Nacional de Formação Sindical da Força Sindical, promove no Rio de Janeiro, em Copacabana.

“A sede da Federação fica no mesmo prédio do Simarj. Estou sempre no Rio, acompanhando as reuniões e sempre visito o sindicato co-irmão deste município. Estamos dispostos a aprender a melhor representar os trabalhadores e o curso está sendo muito proveitoso. Conheci muitos dirigentes de outras categorias e a troca de experiências e informações têm sido muito interessante”, opinou Carlos Menezes.

A programação prevê a participação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos), com Jéssica Naime e Paulo Jager falando sobre Negociação Coletiva; Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), com Alysson de Sá Alves debatendo política partidária e a fonoaudióloga Cláudia Pacheco, da Plenavox, numa oficina dinâmica de Oratória.

Formação sindical nov 3

Cláudia Pacheco esteve à frente de cerca de 30 lideranças sindicais nas atividades de hoje (24). “Os resultados são muito positivos. O retorno dos trabalhadores é bastante bom. Essa iniciativa da Força Sindical de buscar a melhor formação para o sindicalista é fundamental. As pessoas acham que a comunicação é algo natural e não investem na formação e no conteúdo. Mas você transmite e ouve e é preciso elaborar um bom conteúdo e ter uma boa escuta para se comunicar bem”, ensinou Cláudia Pacheco.

Formação sindical nov abertura

O curso foi aberto na última segunda-feira (23) pelo secretário nacional de Formação Sindical, José Pereira dos Santos, o vice-presidente da Força RJ, Isaac Wallace de Oliveira, representando o presidente Francisco Dal Prá; o vice-presidente do Simarj, José de Andrada Cruz, representando o secretário de Formação Sindical da Força RJ, Rui da Silva Pessoa e Carlos Mani, coordenador das atividades.

Acompanham as aulas durante toda a semana dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Federação dos Aeroviários, Sindicato dos Trabalhadores em Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Niterói; Sindicato dos Químicos de São Gonçalo; Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio, Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu; Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do RJ; Sindicato dos Metalúrgicos de Campos; Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio das Ostras; Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda; Sindicato dos Petroquímicos de Itaboraí; Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Perfumaria e Artigos de Toucador do Município do Rio; Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói; Sindicato dos Siderúrgicos; Sindicato dos Aposentados e Sindicato dos Propagandistas de Macaé e Rio das Ostras.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Foto: Divulgação Força RJ.

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar