Força RJ promove ação social e preventiva contra o câncer de próstata

28 de novembro de 2017

Geral menor

Homem que é homem se cuida. Com esta mensagem, a coordenadora distrital do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde RJ, Marinalva da Conceição, encerrou sua palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, oferecida na manhã desta terça-feira (28) no Auditório Francisco Dal Prá, na sede da Força Sindical RJ, no Centro do Rio. O evento fez parte da ação socioeducativa e preventiva “O Novembro é Azul, mas quem leva são as Rosas”, dentro da campanha Novembro Azul, organizado pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde da central no Rio de Janeiro.

Em parceria com o Laboratório Dallier, foram oferecidos exames de PSA gratuitos aos interessados. A técnica de enfermagem Alexandra Duarte colheu as mostras de sangue e os resultados serão entregues na sede da Força RJ em duas semanas.

Carlos exame 2O presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, o primeiro a fazer o exame, abriu o evento, a convite da secretária adjunta da Mulher, Luciana Bricio Pinhel. Ele confessou ter ficado surpreso ao saber que o câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. “Essa é a doença mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos e mata um brasileiro a cada 38 minutos. Os homens precisam se conscientizar mais sobre a importância de se cuidar. Essa casa é do trabalhador. Discutimos lutas e questões sociais. E a Força RJ vem dar sua contribuição para vencermos o preconceito”, afirmou Carlos Fidalgo.

O secretário geral Isaac Wallace disse que, para que os homens vençam o preconceito, é preciso fazer como a Força RJ: buscar informações e discutir o assunto. “Sejamos multiplicadores do que aprendemos aqui. Temos que levar esses conhecimentos aos familiares e amigos, aos demais dirigentes sindicais. Assim, estaremos fazendo a nossa parte”, completou Wallace.

Mesa menor

O secretário adjunto de Saúde da central no Rio de Janeiro, Francisco Vilella, reconhece que a responsabilidade de procurar o urologista e se cuidar periodicamente, como alertam os médicos, é do homem, mas admitiu que quem “puxa” o homem é a mulher. “Não foi diferente aqui na Força RJ. E vamos levar o evento para outros Sindicatos e Federações, se houver interesse. Com a informação e o laboratório ali, o trabalhador não terá como fugir”, brincou Vilella.

O presidente Carlos Fidalgo prontamente se comprometeu a ajudar a abrir a porta dos Sindicatos para que a informação e a ação social em saúde cheguem ao trabalhador e suas famílias. O secretário geral Isaac Wallace, presidente da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do Rio de Janeiro) foi o primeiro a pedir a visita do “O Novembro é Azul, mas quem leva são as Rosas” na sede da Federação. Também o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias, Carlos Alberto Vieira de Lima, o Beto Amapá, inscreveu sua entidade para receber a visita do Novembro Azul da Força Sindical RJ. Solicitações de agenda para o Novembro Azul da Força RJ em seu sindicato ou federação podem ser feitas pelo secretariageral@fsindicalrj.org.br.

Marinalva menor

Em sua palestra, a agente comunitária de saúde Marinalva da Conceição confirmou que, historicamente, é a mulher que incentiva o homem ao cuidado. A partir daí, falou sobre os grupos de risco, principais sintomas do câncer de próstata, prevenção e formas de tratamento. “Acima de 50 anos, é preciso visitar o urologista anualmente. Prevenção é tudo. Tanto o exame de PSA quanto o do toque retal são rápidos. A próstata aumenta naturalmente com a idade, mas, com acompanhamento, é possível detectar precocemente qualquer alteração anormal. Por isso, costumo dizer que a importância do exame vai além do incômodo”, ressaltou ela.

Assista o Dr. Dráuzio Varella falando sobre o câncer de próstata: vídeo.

Câncer de próstata: quando a vergonha se torna um risco – Programa Viva Legal/Ministério da Saúde: vídeo.

Veja mais fotos.

Fotos:  Rose Maria – Comunicação Força RJ