Força RJ presente na CIST estadual

28 de fevereiro de 2014

Força RJ presente na CIST estadualO secretário de Imprensa da Força Sindical do Rio de Janeiro, Marcelo Peres, e João Carlos Gastaldello (SIMARJ – Sindicato dos Aeroviários do RJ) participaram da última reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), representando a Força Sindical RJ nas discussões, pela bancada dos trabalhadores. Enquanto aguarda o término do processo de transição do Conselho Estadual de Saúde (CES) para ver sua nova composição homologada com publicação no Diário Oficial do Estado, a CIST vem se reunindo regularmente, desde o fim do ano passado, e agora se dedica a analisar a minuta do regimento interno e diretrizes da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEST).

Sob o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”, a ser desenvolvido em um eixo principal e quatro sub-eixos, a 4ª Conferência Nacional acontece em Brasília, de 10 a 13 de novembro de 2014. A etapa estadual no Rio de Janeiro está prevista para acontecer de 28 a 30 de maio, enquanto as conferências macrorregionais em todas as regiões do estado devem ser realizadas, a princípio, até 10 de maio.

Os vários membros da CIST presentes na reunião de fevereiro fizeram destaques e analisaram a minuta do regimento interno, que servirá tanto para a etapa estadual como para as macrorregionais. “A etapa estadual terá por objetivo, obrigatoriamente, analisar o documento base e o relatório consolidado das Conferências Macrorregionais, e elaborar propostas para o estado produzir um relatório, que será encaminhado à Comissão Organizadora Estadual até 15 de maio”, informou Marcelo Peres. “Considero importantíssima a participação de representantes da classe trabalhadora nesse processo, porque, assim, podemos estabelecer políticas públicas que zelem e preservem a saúde do trabalhador”, completou Marcelo Peres.

Outras categorias estão representadas na CIST: Químicos, Frentistas, Aeroviários, Metalúrgicos e Saneamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ