Força RJ participa de protesto contra despejo da SRTE-RJ

Voltar

27 de setembro de 2017

Ato SRTE

Resistência e luta: Não ao despejo! Com essas palavras de ordem, dezenas de representantes de Sindicatos e Federações filiados a Força Sindical RJ e a Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho no Rio de Janeiro (Sinait RJ) promoveram abraço simbólico à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, na manhã de hoje, 27 de setembro.

Os sindicalistas protestaram contra a mudança da sede da SRTE-RJ do prédio histórico da Avenida Presidente Antônio Carlos para a Rua General Justo, nº 275, próximo ao Clube da Aeronáutica, também no Centro do Rio. O prazo da desocupação, solicitada pelo Tribunal Regional do Trabalho, marcado para 15 de fevereiro de 2018, foi adiado até a conclusão das obras necessárias para a adaptação ao novo endereço.

Ato SRTE 7

O presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, afirmou que o Ministério do Trabalho é o único órgão do atual governo federal que ainda defende o trabalhador e que o movimento sindical precisa se unir para evitar o desmonte do MTE. “A saída da Superintendência de sua sede histórica significa o início do desmonte do Ministério do Trabalho pelo Rio de Janeiro. A Força Sindical está ao lado dos Auditores Fiscais do Trabalho para dizer que essa luta não é só deles, mas de toda a classe trabalhadora. Não ao desmonte!”, ressaltou Fidalgo.

O vice-presidente da Força RJ, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, garantiu que a central sindical promoverá ações contínuas, como a de hoje (27), para lutar pelo interesse coletivo. “Não só o coletivo dos servidores, mas da classe trabalhadora, porque os trabalhadores serão prejudicados com a mudança. Vamos lutar até a última instância para que a Superintendência permaneça onde está”, disse Marquinho.

O presidente da Federação dos Propagandistas do Rio de Janeiro, Alexsandro Diniz, disse que o despejo da SRTE-RJ nada mais é que um capítulo no processo de desmantelamento do Direito do Trabalho. “O governo ilegítimo que aí está só tem comprometimento com a agenda patronal. Se hoje querem enfraquecer e acabar com o Ministério do Trabalho, amanhã vão querer acabar com a Justiça do Trabalho. E nós vamos estar na resistência, em defesa do trabalhador”, garantiu Diniz.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do Rio de Janeiro, Isaac Wallace, disse ver com tristeza o desmanche do Ministério do Trabalho, que começa pela saída da Superintendência do MTE no Rio de Janeiro de um lugar central, conhecido há décadas por todos. “Reafirmo o que já foi dito aqui. Essa luta não é só dos servidores, mas de todo o movimento sindical, de todos os trabalhadores. A Superintendência fica”, frisou Wallace.

Participaram do ato pacífico, além do presidente do Sinait RJ, Pedro Paulo Martins, o deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ), deputado estadual Paulo Ramos (Psol), o ex-superintendente do MTE no Rio de Janeiro, Antônio Henrique de Albuquerque, e representantes de diversas categorias, como metalúrgicos de Duque de Caxias, São Gonçalo e Sul Fluminense, siderúrgicos, frentistas do Rio de Janeiro, rodoviários de Volta Redonda, aposentados, químicos de São Gonçalo e Nova Iguaçu, propagandistas, aeroviários, técnicos em segurança do trabalho de Niterói e Região, empregados em lotéricas, entre outros.

“Agradeço a participação de todos, Federações e Sindicatos filiados, no ato de hoje (27). Vamos, juntos, até  a vitória”, finalizou Carlos Fidalgo.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Força RJ

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar