Força RJ discute propostas para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

17 de outubro de 2017

Conferência Preparatória Vigilância em Saúde do Trabalhador 3A Força Sindical RJ participa hoje (17) do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (FNCSSTT), que realiza a 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde. O presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Niterói e Região, Kléber Costa, e Andréa Petra, representando o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro, participam do debate, que acontece na sede do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em São Paulo.

O objetivo da conferência livre é contribuir para as ações e discussões da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília, subsidiando os dirigentes sindicais para participar de forma qualitativa no evento nacional. O encontro também proporciona aos participantes reflexões sobre o SUS, a Vigilância em Saúde e as principais mudanças da legislação no mundo do trabalho, normas internacionais e os impactos na saúde do trabalhador e trabalhadora.

A 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde busca, ainda, definir propostas e ações conjuntas do FNCSSTT em defesa do SUS e das políticas de vigilância em saúde do trabalhador, bem como iniciativas em defesa das normas internacionais e da agenda do trabalho decente.

“A unidade dos dirigentes sindicais das entidades de base, das centrais sindicais e militantes da saúde do trabalhador, principalmente das áreas de vigilância epidemiológica, vigilância em saúde, vigilância sanitária e vigilância em saúde ambiental, é muito importante”, afirmou Kléber Costa, presidente do Sintsnit e secretário de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical RJ.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde vai discutir e aprovar ações sobre o Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde; Responsabilidades do Estado com a Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde.

Foto: Divulgação Sintsnit

Atualizada em 20 de outubro de 2017