Força RJ discute mudanças na NR 34

6 de outubro de 2017

Reunião ST 2

O secretário de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical RJ, Kléber Sílvio Costa, participou da 20ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Tripartite Temática para aprimoramento da NR 34, Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção, reparação e desmonte naval. Kléber Costa integrou a bancada dos trabalhadores. O encontro aconteceu em setembro, na sede do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), no Centro do Rio, e o debate continua em novembro, em data a ser agendada.

Na ocasião, Kléber Costa, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Niterói e Região (Sintsnit), levantou diversas questões. Entre elas, se colocou contrário à proposta de que só o engenheiro de segurança teria capacitação para elaborar e assinar um Plano de Emergência. “O técnico de segurança do trabalho também é qualificado, por formação, para elaborar um Plano de Emergência. Ele possui responsabilidade técnica para elaborar documentos, por exemplo, para identificação de riscos e implementação de ações para eliminar os riscos de acidentes, protegendo a integridade física do trabalhador e da sociedade em geral”, ponderou  Kléber.

O líder sindical ressaltou, ainda, na ocasião, que muitas empresas não têm em seus quadros engenheiro de segurança, conforme determina a NR 04 quadro II, que dimensiona os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de acordo com a gradação do risco da atividade principal e o número total de empregados.

Foto: Divulgação Sintsnit

• Alexsandro Diniz