Filme sobre os 100 anos da primeira greve geral do Brasil será exibido na OAB, com debate e premiações

Voltar

24 de novembro de 2017

Greve geral OAB

O Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ promove dia 7 de dezembro, a partir de 17h, a exibição do documentário “1917, a Greve Geral” no salão nobre Modesto da Silveira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro. No evento, uma parceria com o site Tribuna da Imprensa Sindical, acontece a entrega dos prêmios Destaque Sindical 2017 e Destaque Liberdade de Imprensa 2017.

O filme do cineasta argentino radicado no BrasilCarlos Pronzato, de cerca de 1 hora e meia, mescla imagens do passado com entrevistas de diversos especialistas, em sua maioria historiadores, e apresenta o panorama do movimento nascido em São Paulo que deflagrou a primeira greve geral do Brasil.

Na abertura, Luciano Bandeira, tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, AdersonBussinger, diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ e Daniel Mazola, diretor e editor do Tribuna da Imprensa Sindical falam sobre os 100 anos da primeira greve geral brasileira.

“O filme nos fará refletir sobre a temerária realidade que vivemos agora, com o fim da CLT. Veremos como era a solidariedade operária do início do século XX e como a união dos trabalhadores foi determinante para a vitória do movimento e consolidação da jornada de 8 horas, fim do trabalho infantil no período noturno, entre outras conquistas, exigências ‘arrancadas’ do patronato”, afirmou Daniel Mazola.

Após a apresentação do documentário, o cineasta Carlos Pronzato, o historiador e professor da UFF, Carlos Augusto Addor e Daniel Mazola debatem a conjuntura social do Brasil daquela época e da atualidade, com a implantação da reforma trabalhista.

Serão atribuídas 3h de estágio pela OAB/RJ.

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil Rio de Janeiro fica na Av. Marechal Câmara, nº 150, 9º andar, Centro do Rio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo (21) 2272-2055 ou pelo e-mail pesquisa@oabrj.org.br.

 

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Tribuna da Imprensa Sindical e OAB/RJ

Foto: Divulgação

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar