Em seminário da Construção Civil, ministro afirma que ações vão fortalecer sindicatos

Voltar

2 de agosto de 2016

Seminário Sintracosnt Rio 1

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, garantiu que as ações defendidas pela pasta vão fortalecer o movimento sindical. A declaração foi feita durante o seminário Os Desafios do Movimento Sindical e suas Perspectivas, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio), na sede da entidade, próximo ao Centro do Rio, nesta quinta-feira (28).

Entre as medidas projetadas pelo ministro está a aprovação do negociado sobre o legislado – projeto que Nogueira chama de “atualização da legislação”. “O acordado sobre o legislado vai fortalecer o movimento e a representação sindical, vamos prestigiar a negociação coletiva”, sintetizou ele.

“A (nova) lei vai estabelecer em que parâmetros a negociação (entre trabalhadores e empresários) terá força de lei”, completou o ministro. Ele disse ainda que não fala em reforma trabalhista, mas “em atualização da legislação trabalhista”.

Ronaldo Nogueira ainda projeta dois programas: um de geração de emprego e outro de qualificação de trabalhadores.

O seminário Desafios do Movimento Sindical debateu também a reforma da Previdência e o custeio sindical. “Foi um evento que demonstrou a força dos trabalhadores e do Sintraconst-Rio no cenário nacional de discussão e defesa de nossos direitos”, destacou o presidente do Sindicato, Carlos Antonio de Souza.

Seminário Sintraconst-Rio 2

O seminário contou com a participação de mais de 400 trabalhadores da construção civil do Rio, além de autoridades e de lideranças sindicais do estado e do Brasil.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda, lembrou que a conta da crise não pode cair sobre os trabalhadores. “Quando há crise, falam logo em aumentar a idade para se aposentar. Mas os trabalhadores não vão pagar essa conta”, opinou Lacerda.

Integrantes da direção da Força Sindical do Rio de Janeiro apresentaram propostas ao ministro do Trabalho relacionadas aos direitos dos trabalhadores.

Participaram ainda do seminário Antonio Ramalho, deputado estadual e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo; João Campanário, advogado Força Sindical; Sérgio Barbosa Claudino, presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ; Isaac Wallace, presidente da Federação dos Químicos RJ;Alex da Mata Barros, coordenador licenciado do Legado Olímpico; Gerson Fraga Tavares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Perfumaria;; José Maria Fernandes, presidente do Sindicato dos Químicos de São Gonçalo; Sandra Campos, presidente do Sintrecesp; Arcílio Ferreira, diretor do Sindicato dos Aposentados; Sandoval Marques, presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, José Carlos Farias, diretor do Sindicato dos Empregados de Entidades Culturais RJ, entre outros.

  

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio

Fotos: Divulgação Sintraconst-Rio

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar