Curso da CNTM propõe resistência às inconstitucionalidades da reforma trabalhista

Voltar

31 de outubro de 2017

Curso CNTM advogados

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) promoveu dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, o curso “Dogmática do Sindicalismo Brasileiro”, oferecido para 32 advogados sindicais de entidades metalúrgicas filiadas. Os advogados João Campanário e Aysla Torres, da Federação dos Metalúrgicos RJ, participaram do encontro.

Ministrado pelo doutor em direito Francisco Gerson Marques de Lima, professor universitário e procurador regional do Trabalho, o objetivo do curso é fazer com que os advogados das entidades aprofundem a interpretação da Lei 13.467/2017, da reforma trabalhista, e intensifiquem o intercâmbio de informações sobre ações sindicais e jurídicas que impeçam os ataques aos direitos da classe trabalhadora.

“Os sindicatos precisam estar estruturados, com departamentos jurídicos afinados no discurso jurídico, conhecendo a estrutura dos órgãos de Justiça do Trabalho e com firmes estratégias de atuação. Pois, com a reforma trabalhista, a luta será ainda mais intensa, principalmente na justiça”, disse Gerson Marques, que alertou para as inúmeras inconstitucionalidades da reforma que podem e devem ser questionadas pelo movimento sindical.

“Estão tentando enfraquecer a luta coletiva sindical dos trabalhadores, mas com unidade da ação sindical estamos enfrentando os ataques aos direitos para garantir conquistas. Os advogados de nossas entidades sindicais são fundamentais para a nossa luta no âmbito judicial”, afirmou Miguel Torres, presidente da CNTM e vice-presidente da Força Sindical.

Para o secretário-geral da CNTM, Pedro Celso Rosa, estes cursos de formação permitem mais interação dos departamentos jurídicos e “fortalecem as entidades metalúrgicas no encaminhamento correto de ações na justiça em defesa dos interesses da categoria”.

Já Cristiano Meira, advogado da CNTM, acredita que sem o movimento sindical, os trabalhadores não têm como conquistar melhorias nos ambientes e nas relações de trabalho, avanços salariais significativos e outros benefícios econômicos e sociais. “E, para que a população saiba disso, temos que divulgar intensamente o trabalho sindical por meio de nossos veículos de comunicação sindical e redes sociais”, opinou Cristiano.

O secretário de Relações Públicas da CNTM, Delson José de Oliveira, também participou do curso. “Precisamos  preparar nossas entidades sindicais e, por intermédio dos departamentos jurídicos, agir para que mesmo perante a nova legislação trabalhista as conquistas sindicais para a classe trabalhadora sejam mantidas e ampliadas”, concluiu.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: Redação CNTM

Foto: Divulgação CNTM

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar