Construção Civil e frentistas comemoram seu dia nesta segunda-feira

Voltar

17 de outubro de 2016

Construção Civil comemora seu dia com festa

Construção Civil comemora seu dia com festa

Por conquista de seus sindicatos, 17 de outubro é o dia em que se comemoram o Dia do Frentista e o Dia do Trabalhador da Construção Civil.  Hoje (17), é feriado para as duas categorias.

Como já é tradição, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) promove festa durante toda esta segunda-feira na quadra da Unidos da Tijuca, no Centro do Rio, em homenagem aos operários da Construção Civil.  O ingresso para a festa, dedicada ao trabalhador e seus dependentes, é a carteira do Sindicato. Shows ao vivo e sorteio de brindes animam a confraternização, que começa às 9h.

“É hora de comemorar nossas conquistas, nossas lutas e relaxar dos dias intensos de trabalho e de incertezas políticas e econômicas”, afirmou Carlos Antônio de Souza, presidente do Sintraconst-Rio.

Já o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região, Alexsandro Silva, lembra que hoje (17) é feriado para quem trabalha em postos de combustíveis, lojas de conveniência e lava jatos. Portanto, quem trabalhar nesta segunda deverá ter a jornada compensada com folgas ou receber 100% em cima da hora normal.

 “É importante lembrar que este é um direito do trabalhador. Portanto, tem que ser respeitado pelas empresas. Aqueles que trabalharem nesse dia e não tiverem as horas compensadas com folgas ou receberem dobrado devem procurar nosso Sindicato, para que possamos fazer valer o seu direito”, ressaltou Alex Silva.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto, informou que o Dia do Frentista foi instituído pela Lei Estadual 1.926/1991 e passou a constar nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores com o patronal desde 2005.

“Nosso sindicato luta, agora, para transformar o Dia do Frentista em repouso remunerado, assim como acontece com os comerciários e trabalhadores da construção civil, que também celebram as datas das suas categorias na terceira segunda-feira de outubro. Se as lojas que comercializam comida e remédio, produtos considerados essenciais, não abrem, por que não se pode ficar um dia sem vender combustível? Vamos mobilizar a categoria. Precisamos valorizar nossa mão de obra”, concluiu Eusébio Pinto Neto. 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fontes: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio, Sinpospetro-Niterói e Sinpospetro-RJ

                                             

                                                                      Foto: Divulgação Sintraconst-Rio

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar