Centrais Sindicais comemoram o Dia da Mulher no Rio em 18 de março

17 de março de 2014

Centrais Sindicais comemoram o Dia da Mulher no Rio em 18 de marçoO Fórum Estadual de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, que reúne a Força Sindical e demais centrais, promove dia 18 de março, de 14h às 18h, na Cinelândia, Centro do Rio, o ato “Mulheres nas Ruas pela Igualdade de Direitos no Trabalho e na Vida”. A secretária da Mulher da Força RJ, Maria Aparecida Evaristo da Silva, disse que o coletivo optou por realizar o ato conjunto depois do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, porque neste ano a data coincidiu com o Desfile das Campeãs, no Sambódromo, também no Centro do Rio e os dirigentes sindicais preferiram desvincular os dois eventos.

“Nossa mensagem não tem nada a ver com a valorização da mulher como é feita no Carnaval. Nosso movimento é contra a violência contra as mulheres. Contra a desigualdade, que a obriga a ganhar menos quando ela ocupa a mesma função que um homem. A mulher que, mesmo competente, tem pouco espaço, não tem voz ativa. Que ainda é escravizada, sexualmente e na vida doméstica. Enfim, nossa luta é pela igualdade de direitos e valorização da mulher, mas com “V” maiúsculo”, afirmou Maria Aparecida.

A dirigente sindical frentista lembra que o último ato do Fórum Estadual de Mulheres Trabalhadoras das Centrais, que reuniu Força Sindical, Nova Central, CTB e UGT, apesar da chuva que caia, distribuiu mais de 3 mil panfletos e reuniu mais de 200 pessoas, em  dezembro de 2013. “Até a direção da Estação Central do Metrô Rio, em função da chuva, autorizou que distribuíssemos nosso material dentro da estação. Muitos homens pegaram e leram. Esse é nosso objetivo. Conscientizar as pessoas, por uma sociedade cada vez mais justa e melhor, com a participação efetiva das mulheres”, arrematou Maria Aparecida.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ