Campanha salarial dos frentistas do Rio será lançada em janeiro

8 de dezembro de 2016

eusebio-posto-menor

Apesar do aumento do desemprego e da recessão que assola o país, os dirigentes sindicais não podem se intimidar diante das dificuldades e frear a luta por melhores salários e conquistas para os trabalhadores. A advertência foi feita nesta quarta-feira (7) pelo presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Município do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ),  Eusébio Pinto Neto, em reunião com a diretoria do Sindicato. No encontro, os líderes sindicais traçaram o plano de ações da entidade para o próximo ano e as estratégias da campanha salarial 2017 dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Rio.

Eusébio Neto disse que 2017 será um ano de grandes adversidades para a classe operária, mas isso não exime a diretoria de lutar para preservar os direitos já conquistados e avançar nas negociações. Eusébio, que é também presidente da Federação Nacional da categoria (Fenepospetro) e vice-presidente da Força RJ, acrescentou que a crise não está restrita a um setor específico e atinge toda a sociedade. “Por isso, os trabalhadores não podem deixar de lutar e elaborar as suas reivindicações. O país passou por diversas crises nos últimos anos e sempre reverteu o quadro negativo”, afirmou Eusébio Neto.

Campanha

A campanha salarial 2017 do município do Rio será lançada na segunda quinzena de janeiro, com carreata e visita aos postos dos bairros das Zonas Norte e Oeste. Segundo Eusébio Neto, a ideia é levar o Sindicato até o trabalhador, realizando pequenas assembleias de orientação e conclamando a categoria para participar ativamente da luta por melhores salários.

Direitos

O presidente do Sinpospetro-RJ chamou a atenção para a necessidade do trabalhador participar da assembleia. Ele citou como exemplo a liminar do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que suspende todos os direitos conquistados na Convenção Coletiva na data-base da categoria até que a nova negociação seja firmada pelo sindicato ou grupo da categoria.“É preciso deixar claro para o trabalhador que, com essa liminar, direitos como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e ticket alimentação só valem até o dia 28 de fevereiro”, ressaltou.

Capacitação

O diretor Reinaldo Pinheiro chamou a atenção para as empresas que não cumprem a legislação trabalhista e contratam funcionários sem experiência. Ele disse que apesar da luta do Sindicato para acabar com as cooperativas no Estado do Rio de Janeiro, alguns empresários ainda adotam essa prática ilegal de contratação de mão de obra.

O diretor Klebson Patrício afirmou que o caso se torna mais grave quando esse recrutamento de mão de obra, sem carteira assinada e direitos, é feito diretamente pela empresa, sem a participação de cooperativas.

O presidente Eusébio Neto enfatizou que só o poder público pode intervir e disciplinar o setor de revenda de combustíveis. Segundo ele, o Sindicato faz a sua parte, denunciando ao Ministério do Trabalho a precarização da mão de obra e participando de comissões que elaboram as normas regulamentadoras.

Ainda de acordo com o presidente do Sinpospetro-RJ, a capacitação dos funcionários de postos de combustíveis e lojas de conveniência já é determinada nas NR 20 (que trata de segurança e saúde no ambiente laboral) e na NR 9 (dedicada exclusivamente ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). As normas determinam a capacitação e o treinamento obrigatório para os funcionários de postos de combustíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ

Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ