Café com o Presidente reforça importância da mobilização contra reformas

27 de novembro de 2017

Geral nov menor

O presidente da Força Sindical RJ, Carlos Fidalgo, voltou a pedir a mobilização de todos contra a ameaça de reforma da Previdência Social. Na segunda edição do Café da Manhã com o Presidente em 2017, nesta segunda-feira (27), que reuniu presidentes de Sindicatos e Federações de diversas categorias, Fidalgo informou que uma plenária geral discute a participação da Força Sindical do Rio de Janeiro na greve geral anunciada pelas centrais para 5 de dezembro contra a Reforma da Previdência. A plenária acontece na sede da Força RJ, no Centro do Rio, dia 30 de novembro, a partir de 9h.

“A primeira reunião das centrais no Rio de Janeiro para discutir o assunto acontece hoje (27) à tarde. Vamos ver no dia 30 como vamos botar nosso bloco na rua. A unidade das centrais tem sido fundamental neste momento. As nossas divergências não têm sido maiores que as convergências, porque, acima de tudo, estão os direitos dos trabalhadores”, afirmou Carlos Fidalgo.

carlos nov 2

Sem a presença do advogado João Campanário, que foi convocado pela Justiça de Minas Gerais para audiência no mesmo horário da explanação na sede da Força RJ sobre custeio sindical, o Café da Manhã com o Presidente de novembro ouviu os relatos dos presidentes das categorias presentes e o relatório do Departamento Jurídico da central no Rio de Janeiro, apresentado por Luciana Rangel.

“Atendemos sindicatos filiados em assessoria para eleições e exigências feitas pelos cartórios, elaboração de editais e atas, orientação nos procedimentos junto ao Ministério do Trabalho, bem como sobre convenção coletiva, acordo coletivo, reclamações trabalhistas, greve, enfim, várias questões do mundo sindical. Realizamos o 8º Congresso Estadual da Força RJ em 2017, uma plenária sobre a reforma da Previdência, em abril, e o Outubro Rosa em outubro, sobre os direitos dos pacientes com câncer. Participamos do Congresso Brasileiro e Ibero Americano de Direito Previdenciário, também em outubro, entre outros eventos. Ficamos muito felizes com a concessão de diversas cartas sindicais, como a do Sindiloto-RJ (empregados em lotéricas), documento aguardado desde 2008. E continuamos trabalhando pelos vigilantes de Itaguaí e os permissionários das praias”, contou Luciana Rangel, assistente do Departamento Jurídico.

Luciana menor

Carlos Fidalgo ressaltou que, embora a plenária do dia 30 de novembro seja destinada à preparação da participação da Força RJ na greve geral convocada pelas centrais para 5 de dezembro, caso o advogado Campanário, da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) não possa comparecer para esclarecer dúvidas sobre o custeio sindical, o coordenador do Departamento Jurídico da Força Rio, Alexsandro Santos, poderá debater o tema. “Paulinho (deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical) continua negociando no Congresso Nacional em defesa dos trabalhadores. Mas precisamos fazer a nossa parte e ir para as ruas. Temos esse compromisso de enfrentar esse governo nefasto que está aí”, completou Fidalgo.

O presidente da Força RJ, acompanhado do secretário geral Isaac Wallace, do vice-presidente Marquinho da Força e do secretário de Imprensa e Comunicação, Alexsandro Diniz, avaliou junto às categorias os atos e mobilizações do Dia Nacional de Luta – 10 de novembro, com grande cobertura da mídia do Rio de Janeiro. “Somos uma equipe e nossas ações conjuntas repercutiram em todo o país”, disse Fidalgo.

Já o secretário de Imprensa e Comunicação, Alexsandro Diniz, lembrou da necessidade que sindicatos e federações têm hoje de reformular suas estruturas para continuar a luta em defesa do trabalhador. “Estamos aqui buscando consolidar, cada vez mais, a unidade, em prol da classe trabalhadora. Somos dirigentes sindicais e se nós não arregaçarmos as mangas, não teremos ninguém brigando por quem tanto precisa: o trabalhador brasileiro”, destacou.

Participaram do encontro, ainda, representantes dos metalúrgicos, químicos, empregados em lotéricas, aposentados, rodoviários, produtores rurais, agentes comunitários de saúde, marceneiros, empregados em concessionárias de veículos, estatísticos, trabalhadores em artefatos de borracha, propagandistas, guardas municipais e vigilantes, entre outros.

O próximo Café com o Presidente acontece em 29 de janeiro de 2018.

Fotos: Divulgação Força RJ

• Alexsandro Diniz