Café com o Presidente pede mobilização geral dia 10 de novembro contra as reformas

31 de outubro de 2017

Carlos

Com a presença do secretário executivo nacional do Trabalho, Helton Yomura, a Força Sindical RJ promoveu na manhã desta segunda-feira (30) o primeiro Café com o Presidente. Carlos Fidalgo, presidente da Força RJ, se reunirá mensalmente, na última segunda-feira do mês, com os presidentes dos sindicatos e federações filiados para debater os principais assuntos do momento.

Solimar

Após café da manhã, presidentes de sindicatos e federações de diversas categorias ocuparam o Auditório Francisco Dal Prá, na sede da Força RJ, no Centro do Rio. Na abertura do Café com o Presidente, o secretário nacional Helton Yomura entregou ao presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro (Simcaerj), Solimar Silva, a carta sindical da entidade. “Fico feliz de trazer a carta do Simcaerj, Sindicato importante que vem se formando em vários estados da federação”, afirmou Yomura.

O secretário executivo do Ministério do Trabalho parabenizou o presidente Carlos Fidalgo pela criação do evento permanente. “É uma iniciativa muito louvável, que se dispõe a debater o movimento sindical dentro da nova perspectiva de ausência de contribuição obrigatória. O cenário pode ser de incerteza, mas é, primordialmente, de reinvenção”, disse Helton Yomura.

Yomura 2.1

O presidente Carlos Fidalgo, tendo a seu lado os vice-presidentes Sílvio Campos, Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, Eusébio Neto e o secretário geral Isaac Wallace, passou, então, a dar informes aos líderes sindicais sobre as negociações no Congresso Nacional, encabeçadas pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), o Paulinho da Força, que tentam minimizar os impactos da reforma trabalhista. Pontos polêmicos como combate ao trabalho escravo e infantil, trabalho da gestante em ambiente insalubre, trabalho intermitente e custeio sindical estão nas negociações.

“É importante que cada um de nós procure os deputados federais das nossas bases, pedindo apoio para a causa da classe trabalhadora”, afirmou Fidalgo.

O presidente da Força RJ ressaltou, ainda, a importância das mobilizações em cada região do estado no Dia Nacional de Protestos e Paralisações, marcado para 10 de novembro, véspera da entrada em vigor da reforma trabalhista. “Estamos articulando com as demais centrais sindicais ações conjuntas para deixar bem claro para a sociedade que estamos indignados com o momento que o país está vivendo. Já temos uma caminhada agendada para 10 de novembro, da Candelária a Cinelândia, às 16h, contra a reforma trabalhista, a reforma da Previdência e por nenhum direito a menos”, informou Carlos Fidalgo.

Carlos 2.1

O presidente da Força RJ ouviu as sugestões e informes dos presentes e a plenária aprovou assembleia geral dia 7 de novembro, às 10h, para definir as ações do Dia Nacional de Protestos e Paralisações.

Para o vice-presidente Eusébio Neto, é muito importante que os presidentes dos sindicatos das mais diversas categorias troquem informações e se aproximem e voltou a lembrar da importância das mobilizações dia 10 de novembro.

Já Sílvio Campos considerou muito boa a estratégia de promover reuniões periódicas só com os presidentes das entidades para discutir os desafios e avanços e para, juntos, procurar superar as dificuldades.

O último Café com o Presidente do ano será em 27 de novembro, também na sede da Força RJ.

Veja mais fotos do evento.

Fotos: Divulgação Força RJ

• Alexsandro Diniz