Borracheiros fecham acordo com Michelin e conquistam reajuste de 9%

23 de junho de 2016

Assembleia Michelin 2016

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha e Afins (Stiaberj) conquistou reajuste salarial de 9% para os trabalhadores da fábrica de pneus Michelin, no Rio de Janeiro. O acordo, firmado na última rodada de negociação (13) e aprovado pela categoria em assembleia dia 17, estabelece ainda R$ 9 mil de PR (Participação nos Resultados) fixa, mais um salário de cada trabalhador em janeiro de 2017, se atingidas as metas propostas. “Também obtivemos um prêmio de produção mensal de R$ 448”, completou o presidente do Stiaberj, André Luiz Rocha.

O reajuste salarial será concedido em junho (7,5%) e janeiro de 2017 (1,5%).

Em maio, o Sindicato recusou a contraproposta da Michelin de 7% de reajuste, R$ 8.200,00 de PR fixa e um salário de cada funcionário, a título de PR variável, de acordo com metas a serem cumpridas até janeiro.

“Recusamos a primeira contraproposta deles após três reuniões de discussão porque não podíamos admitir reajuste salarial abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Fomos atrás da reposição salarial integral e de melhorias nos ganhos dos trabalhadores e chegamos lá, com mobilização e união da categoria”, afirmou André Luiz Rocha.

Foto: Divulgação Ferquimfar-RJ

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ