Ato na Central do Brasil comemora o Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2016

Dia da Mulher 2016

A Força RJ participa, de 11h às 16h, de comemoração pelo Dia Internacional da Mulher hoje (8), na Central do Brasil. As mulheres reunidas no Fórum 8 de Março – 2016 enfrentam uma conjuntura adversa e, por isso, o lema da ação desta terça-feira é “Pela Vida e participação das Mulheres! Nenhum direito a menos”.

Em 2016, ano de eleições municipais, a luta das mulheres deve se intensificar na busca por mais direitos e pela ampliação do número de mulheres, seja na administração de municípios, seja nas Câmaras de Vereadores. Assim, entre os temas em debate durante todo o dia de hoje na Central do Brasil estão “Saúde e Vida da Mulher”, “Mulheres e sua Relação com o Mundo do Trabalho” e “Participação política das mulheres”.

Dia da Mulher 2

Além do ato político, a ação do Fórum 8 de Março, formado pelas centrais sindicais e movimentos de mulheres, oferecerá também música e exposição de artesanato ao público.

Relatório OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acaba de divulgar relatório que estima que importantes diferenças de salários persistem no Brasil. Na média, as mulheres ganham 22,1% a menos que os homens no país. Em certas categorias de profissões intelectuais e científicas, a diferença no pagamento pode chegar a 40% a favor dos homens. No mundo, a diferença de salários é de 23%, na média.

No relatório “As mulheres no trabalho: tendências 2016”, publicado nesta segunda-feira (7) e que examinou dados de 178 países, a OIT mostra que a desigualdade salarial no país é comparável à África do Sul, mas bem superior ao que se observa em países como México, Panamá, Guatemala, Venezuela, Colômbia, Costa Rica e Tailândia.

Embora continuem bastante elevadas, as desigualdades salariais no país diminuíram entre 1994 e 2013, graças aos aumentos reais do salário mínimo, diz o levantamento.

Saiba mais sobre o relatório.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.