Alerj discute despejo da SRTE-RJ

29 de agosto de 2017

Audiência SRTE 2

A Força Sindical RJ participou na última sexta-feira (25) de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), convocada pela Comissão de Trabalho, que debateu o pedido feito pelo Tribunal Regional do Trabalho de desocupação das instalações utilizadas pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio. A proposta é que a SRTE-RJ passe a ocupar um antigo prédio na Av. General Justo, depredado e em más condições.

Participaram da audiência pública representando a Força RJ o vice-presidente Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força, e os diretores José Carlos Moreira e Aparecida Evaristo. Outras centrais sindicais, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho RJ, dois ex-superintendentes da SRTE-RJ, Antônio Albuquerque e Robson Leite, entre outros, também discutiram a questão.

“Nossa posição é que a Superintendência continue funcionando onde está, no prédio histórico da Avenida Antônio Carlos, mais centralizado e que oferece melhores condições de atender aos trabalhadores e às demandas dos Sindicatos e do movimento sindical. Há décadas a SRTE-RJ está ali. O trabalhador que precisa, já sabe onde ir. Por que mudar? Não vemos sentido”, afirmou Marquinho da Força.

O vice-presidente da Força RJ levou proposta do presidente Carlos Fidalgo, aprovada por todos, de que seja realizado um abraço simbólico ao prédio da atual sede da Superintendência do Trabalho. A data ainda será agendada.

Os presentes endossaram um manifesto do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho no RJ, que repudia o “despejo iminente” da SRTE-RJ para um imóvel próximo ao Clube da Aeronáutica. A mudança deve acontecer até fevereiro de 2018.

O presidente da Comissão do Trabalho na Alerj, deputado Paulo Ramos (PSol), que conduziu os trabalhos, sugeriu, entre outras ações, que a SRTE-RJ promova reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para tratar do assunto. A Comissão do Trabalho também vai agendar audiência com o Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho para levar aos órgãos a insatisfação dos servidores e da sociedade com a mudança.

Fotos: Divulgação Força RJ

• Alexsandro Diniz