Aeroviários terão reajuste de 7% retroativo a dezembro

15 de abril de 2015

Rui PessoaO Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro (Simarj) fechou a Convenção Coletiva para os trabalhadores das empresas aéreas ligadas ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). O reajuste salarial ficou em 7% e os demais benefícios, como vale refeição e alimentação, aumentam 8,5%.

Com data base em 1º de dezembro, o Simarj e demais sindicatos que compõem a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo (FNTTA) pediam 11% de reajuste. Diante da total intransigência patronal, as entidades chegaram à conclusão de que seria correto fechar as negociações, assinando a convenção, para logo em seguida retomar as lutas, tão necessárias diante do novo cenário econômico do país. Até porque o Simarj ainda está em campanha salarial, representando os trabalhadores que prestam serviço nas empresas de táxi aéreo e terceirizadas, cuja data base também é 1º de dezembro.

Com a nova Convenção Coletiva, os salários serão reajustados em 7% até R$ 10 mil, sendo que a partir desse valor o reajuste fixo será de R$ 700. No caso do vale alimentação, o teto passará a ser de R$ 4 mil.

Reivindicações como piso salarial para os agentes de check-in, folga agrupada mensal e ampliação da abrangência das faixas salariais que têm direito aos vales refeição e cesta básica, ficarão em pauta para discussão nas reuniões pontuais com o SNEA.

“A luta continua e é permanente”, concluiu Rui Pessoa, presidente do Simarj.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ