Aeroviários reúnem-se em Minas para seminário sobre reforma trabalhista e campanha salarial

15 de setembro de 2017

Seminário Simarj 1

O Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio de Janeiro (Simarj) participou do seminário da campanha salarial organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, de 12 a 14 de setembro, em Monte Verde (MG). Além do Simarj, participaram ainda outros 10 sindicatos de aeroviários de todo país.

Na programação, palestras e extensos debates sobre a campanha salarial, com assessoria do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). Entre os palestrantes, o coordenador do Departamento Jurídico da Força Sindical RJ, Alexsandro Santos, que é, também, advogado previdenciário do Simarj.

Outro objetivo do encontro foi analisar o futuro das relações sindicais, modificadas a partir da reforma trabalhista, que passará a vigorar em novembro e que altera 117 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Da direita para a esquerda: José Fernandes, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Brasília; Humberto Martins (Fortaleza); Luiz Braga (Rio de Janeiro); Paulo de Tarso (Minas Gerais); Reginaldo Alves, o Mandú (São Paulo); Alcilene Amâncio (Manaus); Geraldinho (Belém) e de Assis (Natal)

“Este seminário foi muito importante para a categoria aeroviária de todo o país. O temário refletiu a preocupação dos organizadores com a atualidade, ao abordar temas como conjuntura e relações trabalhistas e sindicais no Setor Aéreo; panorama econômico do país e o andamento das campanhas salariais em 2017; trabalho de base e sindicalização; e contexto nacional de saúde do trabalhador e indicadores para a categoria aeroviária”, afirmou o presidente do Simarj, Luiz Braga.

Para o anfitrião Paulo de Tarso, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Minas (SAM), o seminário atingiu o objetivo de reunir as entidades sindicais e fortalecer a luta na defesa dos aeroviários espalhados pelo país.

Fonte: Simarj e Fntta

Fotos: Divulgação Simarj